A argentina Milagres Soto, de 12 anos, faleceu ao tentar fazer o desafio do apagão.
Nesta terça-feira (17), a jovem Milagres Soto, de 12 anos, faleceu após tentar cumprir o desafio "Blackout" ou " desafio do apagão", que viralizou no TikTok. O caso aconteceu em Capítan Bermúdez, cidade da província de Santa Fé, na Argentina.
Leia também: Você tem FoMO? Saiba tudo sobre essa síndrome tecnológica
Em 2022, o TikTok foi processado pela família de uma menina de 10 anos que morreu fazendo um desafio da rede social. Nylah Anderson foi encontrada pelos familiares no dia 7 de dezembro de 2021 após ter arriscado fazer o "desafio do apagão".
O que é o "Desafio do Apagão"
Trata-se de um desafio em que o participante irá prender a respiração o máximo possível, a ponto de ficar inconsciente e desmaiar. A "brincadeira" viralizou nas redes e jovens do mundo inteiro estão postando vídeos com a execução ou tentativa de execução do desafio.
Leia também: Trend do TikTok prejudica pessoas com diabetes; entenda
No entanto, é preciso que os responsáveis estejam bastante atentosao uso das redes sociais. O "desafio do apagão", pode causar convulsões, porque à interrupção do fluxo de oxigênio para o cérebro. Fora isso, muitos jovens gravam seus vídeos sozinhos, portanto, ao desmaiarem acabam batendo com a cabeça. Assim, podem se ferir ou até mesmo sofrerem complicações como um traumatismo craniano.
Especialistas alertam sobre os perigos do desafio
Como o desafio está viralizado há mais de um ano, ele já chamou atenção dos olhares de especialistas do mundo todo. Em 2022, por exemplo, a paramédica australiana Jen Kinsella, em entrevista ao site 7News, falou o seguinte:
"Os pais devem alertar seus filhos.", alertou Jen Kinsella.
Leia também: 15 hobbies para quem quer dar um tempo da Internet
Segundo a paramédica, impedir a utilização das redes e/ou aparelhos smartphones é praticamente impossível, logo, pouco eficaz. Por isso, a melhor maneira de ajudar seu filho a se relacionar com elas, é se manter alerta ao que ele está consumindo e conversar bastante sobre todos os riscos existentes na rede.
O conselheiro Maikon Urbano da Silva, também traz um alerta sobre o "desafio do apagão" e ainda apresenta outros virais que estão circulando nas redes e colocam a saúde dos usuários em risco.
Por fim, vale pensarmos em como estamos utilizando o mundo digital. Para isso, podemos utilizar como ferramentas auxiliadoras alguns livros, artigos e filmes para repensar o uso de redes sociais e novas tecnologias. E para ficar por dentro de mais notícias do mundo digital, não esqueça de seguir nossas páginas no Facebook, instagram e Twitter.