Derrame ocular é perigoso? Entenda condição que afetou o Rei Charles III

Saiba o que é o derrame ocular e o que pode causar essa condição que afetou o Rei Charless III e chamou a atenção durante aparição oficial.

Thyago Soares | 10 de Julho de 2025 às 08:00

O derrame ocular pode ser assustador, contudo, não necessariamente é motivo de preocupação. - Reprodução / Freepik

O mundo foi surpreendido por imagens do Rei Charles III com olhos avermelhados durante evento oficial no Palácio de Windsor ao lado do presidente francês Emmanuel Macron e gerou preocupação. A condição, na verdade, se trata de um derrame ocular e apesar de assustar, pode ser inofensiva.

O que exatamente causou a vermelhidão nos olhos do Rei da Inglaterra?

O derrame ocular, também chamado de hemorragia subconjuntival, ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe sob a camada transparente acima da córnea, chamada tecnicamente de ‘camada conjuntiva’.  O sangue saído do vaso sanguíneo ‘vaza’ para essa região, formando uma mancha vermelha visível. Geralmente, não há dor nem prejuízo à visão, e a aparência pode alarmar sem representar risco real. 

Também há os casos de hiposfagma nos quais após o rompimento dos vasos sanguíneos, o sangue se espalha sobre a esclera, que é a área branca dos olhos , formando uma mancha que pode variar em tamanho e formato, embora geralmente possa atingir apenas uma parte da superfície ocular.

RELACIONADAS

Parabéns, professor! 31 frases para parabenizar os professores do seu filho

15 piadas de Natal que o “tio do pavê” vai amar

Unhas discretas para entrevistas de emprego (sem perder o estilo)

Quais as causas do derrame ocular?

Diversos fatores podem provocar esse tipo de sangramento, como traumas, inflamações, infecções como conjuntivite, ou até o aumento da pressão provocado por estresse. Isso pode forçar o rompimento dos microvasos oculares.

Qual o tempo de recuperação?

Na maior parte das situações, a mancha some sozinha com o passar do tempo, sem necessidade de tratamento. O aspecto do sangue muda ao longo dos dias: no início é bem vermelho, mas vai clareando até desaparecer, de forma semelhante a um hematoma roxo na pele.

Quando um derrame ocular exige atenção médica?

Embora esse tipo de sangramento não signifique nada extremamente preocupante ou urgente em um primeiro momento, é recomendado buscar-se um médico oftalmologista caso os derrames ocorram de forma recorrente e em especial se forem acompanhado por dor, alteração visual ou relacionado a trauma, pressão alta, uso de anticoagulantes ou doenças sistêmicas.

Compartilhe:
saúde derrame derrame ocular Rei Charles III

AS MAIS LIDAS

Cabelos oleosos, pele irritada… Veja o que o banho quente pode causar (e como se proteger)

Estudo aponta que Parkinson pode começar nos rins e não no cérebro

Xuxa desabafa sobre vício em pornografia e álcool: "Muito difícil largar"

É verdade que passar frio causa gripe ou resfriado? Veja o que dizem os especialistas