Proteger as crianças contra a dengue requer esforço e conscientização de toda a comunidade escolar e familiar. Saiba o que fazer!
Com o aumento dos casos de dengue no país, muitas famílias estão preocupadas com a segurança de seus filhos ao retornarem para a escola. Diante dessa realidade preocupante, o Governo Federal lançou, na última quarta (21), uma campanha de mobilização nas escolas públicas, em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação, por meio do programa Saúde na Escola.
Leia também: Saiba como reconhecer os sintomas da dengue e iniciar o tratamento
A iniciativa visa orientar cerca de 25 milhões de estudantes em mais de 102 mil instituições públicas sobre a prevenção da dengue não apenas nas escolas, mas também nas comunidades onde estão inseridos.
É fundamental lembrar que 75% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão nas casas ou em seus arredores, tornando a prevenção por meio de pequenas ações um aspecto muito importante nessa luta.
Por isso, é essencial que as crianças sejam educadas sobre a importância de pequenas ações no combate à dengue, como o descarte adequado de recipientes que podem acumular água e o uso correto de repelentes. Pensando nisso, reunimos 4 dicas simples, porém valiosas para proteger as crianças. Confira:
Leia também: Vacina contra a dengue: saiba quem pode tomar e como funciona
1. Utilize repelente conforme a faixa etária da criança: certifique-se de escolher um repelente adequado para a idade da criança e aplique-o conforme as instruções do produto.
2. Oriente a reutilização do repelente conforme as recomendações: verifique o tempo de duração do repelente e instrua a criança a reaplicá-lo conforme necessário para garantir sua eficácia.
3. Verifique possíveis focos de água parada: na escola, certifique-se de que não há acúmulo de água em nenhum local, e oriente seu filho a comunicar qualquer situação suspeita à direção.
4. Mantenha as lixeiras sempre tampadas: instrua as crianças a manterem as lixeiras protegidas da chuva para evitar o acúmulo de água, um potencial criadouro de mosquitos.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância do engajamento de todos nessa batalha contra a dengue: “Cada um de vocês aqui, na escola, em casa, terá papel fundamental. Vocês vão ser agentes na escola, no bairro de vocês, nas famílias. Não podemos perder essa batalha.”
Leia mais: O que fazer em caso de suspeita de Dengue?
Com atividades planejadas para 20 semanas, o programa Saúde na Escola promoverá gincanas, teatro, palestras e outras atividades lúdicas para conscientizar as crianças, adolescentes e jovens sobre a importância da prevenção.
Além disso, o programa disponibilizará materiais informativos, como guias, podcasts e vídeos, e realizará lives com especialistas para mobilizar toda a população no combate ao mosquito transmissor.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!