Foi aproveitar o verão e acabou exagerando no banho de sol? Calma que tem solução. Veja dicas para cuidar de queimaduras solares.
Foi aproveitar o verão e acabou exagerando no banho de sol? As queimaduras solares podem ser extramente doloridas e causar aquela sensação de desespero. Mas calma que tem solução.
Cuidando das queimaduras solares
1. Use cremes a base de aloe vera
Os melhores cremes para a pele queimada de sol são os com base de aloe vera (a famosa babosa). Assim, não pense duas vezes antes de utilizar esse produto. Mas antes de tudo, resfrie a embalagem na geladeira ou congelador por um tempo antes de aplicar o creme para um alívio maior.
2. Beba bastante água
Se você estiver muito queimado, pode estar desidratado. Por isso, até os sintomas da queimadura passarem, beba 2 litros de água por dia e evite álcool. Se começar a sentir sintomas como enjoo ou tontura, considere procurar um médico.
3. Faça uma imersão em água fria
Sem dúvida, os banhos de água fria serão fundamentais para lidar com incômodo das queimaduras. Mas serão necessários alguns “ingredientes” especiais. Adicione 10 gotas de óleo de camomila e a mesma quantidade de óleo de lavanda a uma banheira de água fria e fique imerso por 15 minutos.
4. Tente essa receitinha caseira
Assim como a camomila e a lavanda, há outros itens da sua despensa que podem ser úteis. Experimente 1 xícara de bicarbonato de sódio dissolvido ou vinagre de maçã. Ou encha uma meia com farinha de aveia e mergulhe-a na água da banheira.
5. Alivie os lábios queimados com bálsamo
Provavelmente, os seus lábios também estarão afetados pelo sol. Por isso, use bálsamo labial para aliviar os lábios queimados. Reaplique-o depois de comer ou beber.
Queimaduras solares: como prevenir?
Em todo caso, é importante ter em mente que a proteção solar é sempre necessária não só para evitar queimaduras, mas também para prevenir o câncer de pele e o envelhecimento precoce. Por esse motivo, relembre alguns cuidados essenciais com a pele para curtir o verão de maneira saudável.
- Evite a exposição solar prolongada.
- Tome banhos mornos, nunca muito quentes.
- Use óleos hidratantes de banho.
- Reaplique o filtro solar a cada duas ou três horas nas áreas expostas – face, mãos, pescoço, colo.
- Observe as manchas e pintas e verificar se existem alterações recentes.
- Examine as manchas e pintas com seu dermatologista a cada seis meses.
- Use chapéus e bonés, assim como óculos escuros.
- Prefira locais com sombras e nunca se exponha ao sol entre às 12:00 e 16:00.
- Não se esqueça de ingerir muita água para se hidratar.
Antes de passar o dia na praia, tome suplementos antioxidantes, como vitaminas A, C e E. Embora as vitaminas não protejam você de queimaduras solares, alguns estudos comprovam que retardam os efeitos do envelhecimento causado pelo sol.