A falta de segurança alimentar pode desencadear infecções, doenças neurológicas e até a morte
Há uma variedade de alimentos considerados inseguros para a saúde humana. Seja por questões de má conservação ou pela presença de contaminadores, sem segurança alimentar há maiores chances de desenvolver problemas de saúde, como deficiências de micronutrientes, doenças infecciosas e não transmissíveis também.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada dez pessoas é afetada por contaminações transmitidas por alimentos mundialmente. Assim, é primordial atentar-se para os sinais de que há contaminação nos seus hábitos alimentares.
Como ocorre a contaminação por alimentos
A contaminação alimentar refere-se à presença de substâncias indesejáveis, como bactérias, vírus, parasitas, toxinas ou produtos químicos, em alimentos. Quando consumidos, esses componentes podem causar sérios danos à saúde.
A contaminação pode ocorrer em qualquer etapa da cadeia alimentar, desde a produção e processamento dos alimentos até o seu armazenamento e preparo.
Segundo reportagem da revista Galigeu, a contaminação por alimentos pode se dar de três maneiras distintas:
- Física: quando há objetos contaminantes em contato com alimentos, podem resultar em ferimentos ou transportar microorganismos maléficos para a saúde.
- Biológica: presença de microorganismos, pragas ou parasitas no alimento.
- Química: Substâncias que podem levar à intoxicação, como resíduos de sabão, pesticidas e toxinas produzidas por microorganismos.
Leia também: Pesticidas e outros produtos químicos são nocivos para a nossa saúde?
Causas da contamianação alimentar
As principais causas de contaminação alimentar incluem:
- Condições inadequadas de higiene durante o manuseio de alimentos;
- Armazenamento inadequado de alimentos perecíveis;
- Contaminação cruzada entre alimentos crus e cozidos.
Em caso de suspeita de contaminação, medidas de precaução devem ser adotadas para garantir a segurança alimentar e proteger a saúde pública.
Sinais de que você comeu algo contaminado
Substâncias biológicas e químicas encontradas em alimentos são contaminantes recorrentes. Elas podem contribuir no desenvolvimento de cerca de 200 doenças transmitidas por alimentos, como cólera e febre tifoide.
Em casos extremos, a contaminação alimentar pode desenvolver doenças neurológicas e até falência de órgãos. Em caso de sintomas suspeitos, consulte imediatamente um profissional de saúde.
As crianças estão mais sujeitas aos perigos de uma alimentação insegura, pois seus sistemas imunológicos ainda não são capazes de combater tamanhas infecções.
Os sintomas apresentados pela ingestão de um alimento contaminado podem variar dependendo do tipo de contaminação e do agente causador. Porém, fique atento para estes:
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia;
- Dor abdominal e cólicas;
- Febre;
- Mal-estar geral;
- Perda de apetite;
- Desidratação;
- Fraqueza ou fadiga;
- Dores musculares ou corporais;
- Dores de cabeça.
É importante destacar que os sintomas podem se manifestar dentro de algumas horas após a ingestão do alimento contaminado ou podem levar vários dias para aparecer.
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também "Dia Nacional da Saúde e Nutrição: como ter uma alimentação saudável?"