Não beba café se for ao shopping! Estudo aponta que beber café pode aumentar compras por impulso

Pesquisadores apontam que beber café pode fazer você gastar até 50% a mais do que se evitar esse hábito.

Douglas Ferreira | 3 de Maio de 2023 às 16:41

- Farknot_Architect/iStock

O café é uma das bebidas mais consumidas pelo brasileiro. E há uma boa razão para isso: além de ser saboroso, o café também é conhecido por proporcionar diversos benefícios para a saúde. No entanto, pesquisadores descobriram recentemente que o consumo da bebida antes de sair de casa pode afetar diretamente o seu bolso.

Os cientistas distribuíram bebidas diante de lojas na França e na Espanha. Eles ofereceram café normal a 150 pessoas e descafeinado e água a outras 150 antes delas entrarem nas lojas. Eles descobriram que em média os compradores que tomaram cafeína gastaram 50% a mais na hora das compras e escolheram cerca de 30% mais itens do que aqueles que beberam água ou bebidas descafeinadas.

Os pesquisadores descobriram também outro fator interessante: além de gastarem mais dinheiro, os consumidores que tomaram café, compraram mais itens não essenciais, como velas perfumadas, por exemplo.

RELACIONADAS

Como evitar micose na unha? Veja dicas simples

Como dessalgar bacalhau de forma correta: passo a passo completo

Conheça a novela turca que superou "A Casa do Dragão" e se tornou a mais vista do streaming

Leia também: Café instantâneo: será que ele faz bem para a sua saúde?

Segundo o pesquisador Dipayan Biswas, a explicação para este comportamento está relacionado à dopamina.

“A cafeína, como um poderoso estimulante, libera dopamina no cérebro, o que excita a mente e o corpo. Isso leva a um estado energético mais alto, que por sua vez aumenta a impulsividade e diminui o autocontrole”, explica o pesquisador Dipayan Biswas.

Com o intuito de checar se os consumidores tinham um comportamento semelhante quando realizam compras online, os pesquisadores dividiram um grupo de 200 pessoas entre os indivíduos que consumiram café com cafeína e descafeinado. Os pesquisadores pediram, então, que escolhessem quais itens comprariam de uma lista pré-selecionada de 66 opções. O resultado foi semelhante: aqueles que consumiram bebidas com cafeína escolheram mais itens na base da impulsividade.

Embora o estudo aponte uma relação entre o consumo de café e a impulsividade na hora das compras, mais estudos ainda são necessários para comprovar de vez o impacto do consumo de cafeína e gastos por impulso.

Agora que você já sabe como o café pode afetar o seu comportamento, lembre-se não fazer aquela pausa para o cafezinho se você não quiser comprometer o seu orçamento. Aliás, se você costuma sabotar o seu orçamento, veja aqui outros 9 hábitos comuns que acabam com o seu dinheiro e você não percebe!

 
Compartilhe:

AS MAIS LIDAS

Cashback: 4 plataformas para recuperar dinheiro nas suas compras

7 estratégias inteligentes para conseguir sempre o melhor preço

Compulsão por compras: o que está por trás desse consumo desenfreado?

5 maneiras de economizar nas compras online

9 truques para economizar na compra de supermercado

Compras coletivas podem render bons descontos