Crossfit: o que é, benefícios e quem pode fazer

O crossfit é uma modalidade esportiva que promove a melhora do condicionamento físico. Faça avaliação com um profissional antes de praticar.

Thaynara Firmiano | 30 de Junho de 2021 às 15:00

Srdjanns74/iStock -

O crossfit é uma modalidade esportiva que promove a melhora do condicionamento físico. Ele atua no aumento da capacidade cardiorrespiratória e da resistência muscular.

Os treinos se dividem em três pilares, movimentos funcionais, atividades de alta intensidade e variação constante. Dessa forma, essa prática é voltada para quem busca uma atividade com alto gasto calórico.

Leia também: Dieta low carb ou carbo load? Entenda a diferença

O diferencial do crossfit é que a base dos exercícios é o próprio corpo. Além disso, utilizam-se barras, pesos, caixas, bolas e pneus, entre outros equipamentos que promovem uma dinâmica diferente da habitual nas academias.

A prática de crossfit se divide em três etapas por treino:

  1. Aquecimento: O momento em que o corpo se prepara para o início da prática.
  2. Técnica e/ou alongamento: É quando os exercícios são aprimorados, para serem feitos de forma correta, diminuindo os riscos de lesão por prática errada.
  3. Workout of day (WOD): Que nada mais é do que a realização do treino do dia. 

Benefícios do crossfit

O crossfit promove uma dinâmica diferente da habitual nas academias. (Imagem: LightFieldStudios/iStock)

O crossfit possui uma série de benefícios, por conta dos exercícios se realizarem em alta intensidade. Por isso é importante frisar que esses benefícios só podem ser atingidos se as atividades forem feitas da maneira correta, com um instrutor capacitado. 

Entre os benefícios do crossfit estão:

Quem pode praticar?

É importante que a adaptação ao exercício seja feita de forma gradual. (Imagem: Dmitry Belyaev/iStock)

Embora seja muito intenso, o crossfit é uma atividade que se adapta ao tipo da pessoa que deseja praticar a modalidade. Sendo assim, qualquer um pode praticar o crossfit. Os únicos casos em que não se recomenda essa prática são os que têm proibição médica. 

Os treinos se adaptam às necessidades e às possibilidades de cada corpo. Nessa modalidade, é comum que os treinos tenham duração de 50 minutos, divididos em vários exercícios. Toda a prática se baseia em movimentos funcionais e sempre variados e, como resultado, promove melhorias estéticas e na saúde física e mental. 

Leia também: Atividade física: sempre é tempo de começar

Quais cuidados tomar?

Pessoas que têm problemas no coração ou nos ossos devem consultar um médico antes de começar a praticar o crossfit. Além disso, os exercícios devem ser realizados apenas com a instrução de um profissional capacitado para essa prática. Contudo, não só esse grupo deve buscar um médico, já que toda atividade física requer a avaliação de uma profissional antes de ser realizada. 

De fato, quem não está acostumado com a prática de crossfit e a inicia, tende a desenvolver lesões musculares, ortopédicas, e cardiovasculares. Por isso é de extrema importância que a adaptação ao exercício seja feita de forma gradual.