O cantor passou mal durante um show na cidade de São Sebastião do Passé, na região metropolitana de Salvador, na última terça-feira (27).
O cantor Compadre Washington passou mal durante um show na última terça-feira (27), na cidade de São Sebastião do Passé, região metropolitana de Salvador. O artista, que sofreu uma crise de hipertensão arterial, precisou ser internado, e até o momento seu estado é estável. Mas você sabe o que é uma crise de hipertensão arterial e como prevenir? Fique com a gente que vamos explicar tudo para você!
Leia também: Após retirar dentes do siso, jovem é internada por motivo grave e choca internet.
De acordo com o Ministério da Saúde, a crise de hipertensão arterial, ou crise hipertensiva, acontece quando o paciente atinge a pressão 180 x 120 mmHg, popularmente conhecida como 18x12.
Os sintomas desse pico arterial são diversos, desde os mais brandos, como dor de cabeça, tontura, zumbido, até os mais graves, como dispnéia, dor precordial, coma e morte, podendo haver ou não lesão dos órgãos.
O que é pressão arterial?
A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce dentro dos vasos sanguíneos de acordo com a força proveniente dos batimentos cardíacos, ou seja: quanto mais sangue for bombeado no coração por minuto, maior será o valor da pressão arterial.
O valor da pressão arterial não é fixo, e pode mudar de maneira instantânea, dependendo do estado da pessoa. Caso esteja relaxada, e em repouso, o número tende a ser menor, porém, se estressada ou sob alerta, provavelmente o valor estará elevado.
O número máximo considerado normal para a pressão arterial é 120 x 80 mmHg, ou 12/8.
Qual o risco da pressão alta?
Por não apresentar sintomas claros, a hipertensão possui um diagnóstico bastante complexo. Porém, a definição médica indica que a pressão alta acontece quando o valor atinge 14 por 9, ou acima disso.
Com o pico da pressão, os batimentos cardíacos aumentam, o coração bombeia mais sangue para os músculos, o que pode ocasionar uma pressão maior na parede das artérias, danificando os vasos sanguíneos e órgãos do corpo, como coração, o cérebro, os rins e os olhos.
Um problema que pode ocorrer durante uma crise hipertensiva é a falta de efetividade do coração para bombear o sangue, logo, os picos são agrupados em duas principais categorias: crises hipertensivas urgentes e crises hipertensivas de emergências.
- Crises hipertensivas urgentes: é quando a pressão arterial é de 18 por 12 ou mais, porém não há sinais de danos aos órgãos.
- Crises hipertensivas de emergência: é quando a pressão arterial é de 18 por 12 ou mais e há danos com risco de vida aos órgãos do corpo.
Quais são as principais causas da hipertensão
De acordo com informações da Cleveland Clinic, publicadas no G1, pessoas que sofrem de crise hipertensiva costumam seguir o mesmo perfil:
- São homens mais velhos e negros;
- Não tomam medicamentos para a pressão arterial como deveria;
- Sofrem de obesidade ou alguma condição cardíaca;
Como prevenir a hipertensão
Além do risco causado pela própria doença, outras doenças também estão relacionadas à pressão alta, como: ataques e doenças cardíacas, infartos, aneurismas, doenças renais e demência vascular. Com algumas pequenas atitudes na rotina é possível se prevenir desse mal.
- Reduza a quantidade de sódio na alimentação, seja ele advindo do sal, alimentos processados, embutidos, refrigerantes zero ou queijo.
- Caso consuma álcool, faça isso de forma moderada.
- Pratique atividades físicas regularmente, de preferência quatro vezes na semana, durante uma hora.
Todo cuidado é pouco quando se trata de hipertensão! Ficou curioso e quer saber mais sobre o tema? Confira 15 coisas que você precisa saber sobre pressão alta.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!