Quando fazemos qualquer procedimento íntimo é muito importante saber o que os especialistas falam sobre o assunto.
Esther Ramos | 24 de Outubro de 2023 às 12:00
Atualmente, existem uma gama de opções para a depilação íntima: laser, cera, lâminas, e sim, o creme depilatório. Eles prometem muito não é mesmo? Remoção dos pelos em poucos minutos e de forma indolor. Agora, é sempre importante lembrar, que todo procedimento estético feito na área íntima ou da virilha é contém riscos no qual devemos nos atentar.
Informe-se sobre dicas de especialistas no assunto sobre quais são as melhores formas de depilação para as áreas mais sensíveis do corpo e quais são os cuidados a se ter com os cremes depilatórios. De preferência antes de realizar o procedimento. Confira então a resposta para a pergunta: Creme depilatório íntimo é seguro? Saiba o que dizem os especialistas.
Leia também: Pele irritada após a depilação? Veja o que fazer.
O passo a passo do creme depilatório é bem simples: passar o produto na pele, esperar o tempo de atuação e removê-lo com água. Mas para além disso, os cremes agem através da quebra de ligações químicas na base do pelo. Por não ser um tipo de depilação que age na raíz, os pelos crescem de forma mais rápida do que, por exemplo, na depilação a laser.
Os benefícios do creme são voltados para as propriedades hidratantes e calmantes que possuem em sua fórmula. Isso já o coloca em um patamar melhor do que as lâminas, por exemplo. Porém, ainda é um produto muito químico e precisa ser tratado com cuidado. Leia sempre a bula do produto, e se sentir algum tipo de incômodo, lave a área imediatamente.
Como falamos anteriormente, os cremes depilatórios são muito químicos. Por isso, podem causar irritações sérias na pele. Leia um pouco mais sobre elas:
Sempre, antes de usar o produto na região íntima, teste-o em outro lugar menos sensível do corpo. Essa é uma recomendação médica séria! Espere o creme agir por 24 horas e só depois aplique-o na região da virilha.
Se o produto for utilizado de forma errada ou estiver fora da validade apropriada para uso, as consequências podem ser sérias. Se por acaso você tiver sofrido uma queimadura por causa do creme depilatório, aplique uma pomada de cicatrização e não depile a área enquanto o machucado não sarar.
Para as pessoas que possuem a pele mais sensível ou já são alérgicas a outros produtos similares, tenham cuidado com os cremes depilatórios. Para ajudar, use produtos calmantes como aloe vera e compressas geladas.
A ginecologista Dra. Nilma Antas Neves, associada da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) é contra as depilações cavadas, conhecidas mundialmente como a depilação brasileira ou brazilian wax. Isso porque, segundo ela: “As mulheres não deviam se depilar, apenas aparar os pelos pubianos dado o risco de infecções com depilações exageradas”.
Então na hora de utilizar meios como os cremes depilatórios, não é recomendadado o uso em toda a região íntima. As depilações extremamente cavadas com uso de cremes contribuem para o desequilíbrio entre a flora vaginal e os microorganismos que lá vivem. Ou seja, não é proibido se depilar intimamente com os cremes só não é recomendado o seu uso de forma a acabar 100% com os pelos da região. Além disso, prepare a sua pele antes e depois da aplicação do produto, hidratando e esfoliando a área.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!