Do ganho de massa muscular à retenção de líquidos, muitas dúvidas surgem em torno da creatina. Saiba a seguir qual é a sua verdadeira função no corpo humano.
Carol Ávila | 24 de Abril de 2023 às 15:03
Famosa no mundo do levantamento de peso e exercícios de alta intensidade, a creatina gera muitas dúvidas sobre o seu efeito. A creatina é uma substância encontrada naturalmente nas células musculares. Ela ajuda os músculos a produzir energia durante a prática intensa de exercícios. Muitos se questionam se tomar creatina engorda ou não.
A verdade é que o suplemento de creatina funciona para o ganho de massa muscular, mas alguns episódios de inchaço geram receios quanto ao seu uso.
Todavia, a creatina serve também para os processos de emagrecimento. E é então que surge a dúvida: afinal, a creatina engorda ou emagrece?
Quimicamente falando, a creatina possui muitas semelhanças com os aminoácidos, compostos importantes no corpo que ajudam a construir proteínas.
Cerca de metade das reservas de creatina do corpo vêm dos alimentos que comemos, especialmente carne vermelha e frutos do mar, e o resto é produzido em seu fígado e rins a partir de aminoácidos.
Leia também: 15 alimentos que ajudam a emagrecer com saúde
A creatina dá aos músculos mais energia e leva mudanças na função celular que aumentam o crescimento muscular. Os suplementos de creatina também aumentam as reservas de fosfocreatina no cérebro, o que promove a saúde do cérebro e melhora os sintomas de doenças neurológicas.
No ganho de massa muscular, a creatina atua das seguintes formas:
Assim, podemos concluir que a creatina não engorda. Caso você observe na balança um ganho de peso, não se preocupe, é apenas a função natural desse aminoácido, que atua na retenção de líquido para o seu músculo.
No fim das contas, se a sua dose de creatina tiver acompanhamento médico, você irá performar melhor na hora dos exercícios e poderá perder peso a longo prazo.
Com o uso adequado, a creatina pode ser benéfica para o seu metabolismo e pode te ajudar a alcançar algumas metas de saúde. Os principais benefícios incluem:
Atenção: Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.
Saiba como fortalecer seus ossos com essas 12 dicas
Benefícios fisiológicos da musculação
Musculação: é importante tomar cuidado ao realizar movimentos na academia
Qual tipo de atividade física é melhor para emagrecer?
Quais são os alimentos certos para ganhar massa muscular?
Chá de hibisco realmente ajuda a emagrecer? Saiba os benefícios!