Dentre os benefícios mais conhecidos da cranberry estão o seu poder antioxidante e o combate a infecções urinárias.
Douglas Ferreira | 21 de Novembro de 2021 às 12:00
O cranberry é uma fruta de sabor levemente azedo, nativa da América do Norte, e ainda pouco difundida no Brasil. Conhecida também como oxicoco essa fruta proporciona diversos benefícios para a nossa saúde e pode ser consumida em sucos, como fruta seca ou usada como ingrediente em bolos e saladas de fruta. Dentre os benefícios mais conhecidos da fruta estão o seu poder antioxidante e o combate a infecções urinárias.
Estudos mostram que o cranberry contém uma substância antibiótica natural que torna as paredes da bexiga inóspitas para os microrganismos responsáveis por infecções do trato urinário. Isso impede que as bactérias formem colônias, sendo eliminadas do corpo pela urina.
O cranberry é rico em antocianinas, flavonoides e proantocianidinas, substâncias químicas vegetais que impedem a oxidação do LDL-colesterol (“ruim”). Esses compostos também impedem as hemácias de se tornarem excessivamente aderentes. E um bônus: deflagram uma complexa reação química que ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos e reduzem os níveis de LDL-colesterol. Além disso, pesquisadores relataram que três copos de suco de cranberry por dia podem aumentar em 10% os níveis de HDL-colesterol (“bom”).
Além de conter fibras e vitamina C, que ajudam a prevenir o câncer, o cranberry também tem bioflavonoides, pigmentos vegetais que ajudam a combater o dano causado pelos radicais livres. Estudos indicam a antocianina como o bioflavonoide com efeito anticancerígeno.
Apesar dos benefícios da fruta, o suco de cranberry deve ser consumido de maneira moderada. Isso porque a maioria dos sucos de cranberry industrializados contém grande quantidade de açúcar ou outros adoçantes, podendo causar hiperglicemia se consumido em excessos. Além da hiperglicemia, o consumo excessivo do suco da fruta também pode causar dores de estômago e diarreias.
Para evitar picos de glicose que podem contribuir para um quadro de diabetes, procure a fruta fresca e faça o suco em casa, ou, ao comprar a versão industrializada, fique atento às quantidades de açúcar e conservantes na composição. Outra dica para adoçar sem acrescentar muito açúcar é diluir uma xícara de suco concentrado em duas ou três xícaras de suco de laranja e só então adoçar a gosto.
O suco de cranberry é contraindicado caso a pessoa esteja utilizando varfarina. A interação do suco com esse anticoagulante pode causar hemorragia. Além disso, o cranberry também é contraindicado para pessoas que tenham alergias a algum componente existente na fruta.
A cranberry é uma fruta muito versátil. Veja abaixo algumas opções de consumo:
Ao comprar cranberries frescos, procure frutas firmes e bem vermelhas. Cranberries macios provavelmente já estão passados.
Caso você queira comprar cranberries secos, procure os não adoçados. Estes terão menos calorias e mais fibras por porção.
Dada sua alta acidez, o cranberry dura um bom tempo. Guarde em seu plástico original ou bem embalado na geladeira. A fruta, caso mantida na geladeira, pode durar até um mês ou um ano caso seja congelada.