Descubra quais são os principais motivos para ficar com o couro cabeludo descamando e confira dicas para amenizar o problema.
Redação | 1 de Fevereiro de 2021 às 17:00
A caspa é um problema comum e bastante conhecido, mas você sabia que excesso de sol, alisamentos e outras doenças também podem fazer com que você fique com o couro cabeludo descamando?
Confira abaixo os principais motivos do couro cabeludo soltar os incômodos floquinhos brancos. Mas tenha em mente que, caso o problema persista, o ideal é procurar um dermatologista para obter o diagnóstico correto e fazer o tratamento adequado.
A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa ou seborreia, é uma doença crônica que provoca lesões vermelhas, descamação e coceira no couro cabeludo e em outras partes do corpo onde a pele é mais oleosa, como nas sobrancelhas e perto do nariz.
Não se sabe exatamente quais são as causas da caspa. Porém, o problema está ligado às alterações hormonais que levam a uma produção excessiva de óleo (como a Síndrome do ovário policístico), fatores genéticos e ambientais como mudanças de temperatura.
Fazer alisamentos, relaxamentos e aplicar tinturas no cabelo pode irritar e deixar o couro cabeludo descamando nos dias seguintes ao procedimento. Por isso, é fundamental fazer o teste de sensibilidade e de mecha antes de aplicar qualquer produto novo.
Expor-se ao sol sem proteção também pode causar queimaduras no couro cabeludo, principalmente em quem tem pouco cabelo ou tem fios muito finos. Essas lesões posteriormente descascam e geram pequenos pedaços de pele parecidos com caspa pelos fios. Portanto, não dispense o chapéu ou boné quando for pegar sol.
A chamada “falsa caspa” nada mais é que o excesso de produtos finalizadores nos fios, como cremes de pentear, que, ao secar, viram pontos esbranquiçados pelo cabelo e podem acumular no couro cabeludo. Dessa forma, para resolver o problema é só aplicar uma quantidade menor de produto ou trocá-lo por um creme mais leve.
Outra possível causa para você estar com o couro cabeludo descamando é o uso de produtos inadequados na hora de lavar o cabelo. Pessoas que têm tendência a ter excesso de oleosidade precisam lavar os fios frequentemente e dar preferência a produtos que fazem uma boa limpeza no couro cabeludo.
Felizmente, hoje em dia já existem shampoos que limpam profundamente o couro cabeludo sem danificar o cabelo. Uma outra opção é revezar a limpeza com um shampoo mais forte e um mais hidratante.
Por fim, a psoríase é uma doença de pele crônica, não contagiosa, que se manifesta periodicamente causando manchas espessas e escamosas na pele, inclusive no couro cabeludo. Além de descamar, as manchas também coçam e podem doer, comprometendo a qualidade de vida do paciente.
O tratamento pode ser feito com cremes ou comprimidos e deve ser receitado por um médico.