Consumo de café pode diminuir risco de câncer na cabeça; entenda

Pesquisa afirma que consumir café pode contribuir para diminuir as chances de desenvolver câncer na cabeça.

Thyago Soares | 17 de Janeiro de 2025 às 11:00

O café é muito apreciado e pode ser benéfico para a saúde. - Farknot_Architect / iStock

O café está entre as bebidas mais consumidas pelos brasileiros, mas além de gostosa, a iguaria pode ser uma aliada da saúde e manter a cabeça protegida contra o câncer. Isso é o que afirma um estudo publicado no periódico Cancer, da Sociedade Americana do Câncer.

O câncer de cabeça e pescoço ocupa a sétima posição entre os mais frequentes globalmente, com índices crescentes em nações de renda baixa e média. Esse tipo de tumor pode se desenvolver em áreas como boca, língua, palato (tanto o duro quanto o mole), gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireóide, fossas nasais, seios paranasais e glândulas salivares.

A fim de conseguir determinar como o consumo de café impacta no desenvolvimento desse tipo de câncer, os pesquisadores se debruçaram sobre dados de 14 estudos de diversos pesquisadores vinculados ao consórcio internacional Head and Neck Cancer Epidemiology, uma rede colaborativa que reúne grupos de estudo de várias partes do mundo.

Os participantes do estudo responderam a questionários sobre o consumo de café com cafeína, café descafeinado e chá, detalhando a quantidade consumida por dia, semana, mês e ano. Os cientistas analisaram dados de 9.548 pacientes com câncer de cabeça e pescoço e 15.783 indivíduos saudáveis.

Os resultados indicaram que aqueles que consumiam mais de quatro xícaras de café com cafeína diariamente apresentavam 17% menos risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço em geral, 30% menos risco de câncer oral e 22% menos risco de câncer de garganta, quando comparados aos que não consumiam café.

“Embora tenha havido pesquisas anteriores sobre o consumo de café e chá e redução do risco de câncer, este estudo destacou seus efeitos variados com diferentes sub-sítios de câncer de cabeça e pescoço, incluindo a observação de que até mesmo o café descafeinado teve algum impacto positivo”, afirmou o autor sênior do estudo à imprensa.

Câncer saúde benefícios prevenção café pesquisa

Leia também

Câncer em remissão: saiba o que é o quadro de Kate Middleton

Câncer na unha ou micose? Saiba como diferenciar os dois problemas

Vacina brasileira contra o câncer começa a ser testada nos EUA