A intoxicação por chocolate, que é muito comum na Páscoa, pode causar desde dores de barriga a dores de cabeça. Saiba como preveni-la.
Redação | 4 de Abril de 2021 às 17:00
A Páscoa é uma data especial e esperada por muita gente. Não só por seu forte simbolismo – a ressurreição de Jesus Cristo ocorrida ao terceiro dia após sua crucificação no Calvário. Mas também porque este é um período no qual as pessoas costumam presentear, ganhar e, portanto, comer muito chocolate. O problema é que o consumo exagerado pode causar, além de problemas na pele, outros males, como a intoxicação por chocolate.
Leia também: Gastrite: causas, sintomas e tratamentos – Revista Seleções
Mas não se desespere: basta conhecer um pouco sobre a intoxicação por chocolate. Aqui você vai saber quais providências tomar e como evitar comer mais dessa maravilha do que o seu corpo pode dar conta.
A intoxicação por chocolate nada mais é do que uma intoxicação alimentar causada pela ingestão exagerada dessa guloseima. E essa intoxicação acontece por conta do excesso de gorduras e açúcares que se ingere com o chocolate.
Isso se dá porque os chocolates mais populares, como os chocolates ao leite e branco, possuem uma quantidade baixíssima de cacau. Em contrapartida, as quantidades de açúcar, manteiga de cacau e gordura que os compõem são bem altas.
Por isso, as chances de uma intoxicação por conta do consumo exacerbado de chocolate são grandes.
Quando se come muito chocolate, o fígado e o intestino ficam sobrecarregados, causando diversos sintomas. São eles:
A melhor maneira de prevenir a intoxicação por chocolate é a mais óbvia: evitar o consumo exagerado dessa guloseima. Até mesmo porque o consumo diário recomendado de chocolate é de apenas 30 gramas.
Outra coisa que você pode fazer é dar preferência aos chocolates amargos e aos com 70% (ou mais) de cacau. Afinal, além de serem mais saudáveis, eles possuem uma maior quantidade de antioxidantes oriundos do cacau, além da gordura boa, que faz bem à saúde.
Caso já tenha saído dos trilhos, vale a pena investir numa alimentação saudável e balanceada. Portanto, coma bastantes frutas e verduras e evite a carne vermelha e o consumo de álcool por alguns dias.
E tenha em mente que a melhor maneira de se ter um diagnóstico correto dos seus sintomas – e fazer um tratamento eficaz e seguro – é procurar as orientações de um médico ou profissional da saúde capacitado.
Aproveite seus chocolates com moderação!