Saiba todos os benefícios da amora para a nossa saúde e como consumir essas frutas deliciosas.
Além de ser uma delícia, a amora faz parte do grupo das frutas vermelhas, e por isso ela é cheia de nutrientes preciosos como zinco, fitonutrientes, ferro, magnésio, e vitaminas A, B, C, E e K, ao mesmo tempo que contém poucas calorias e baixo açúcar em sua composição.
Os pigmentos arroxeados presentes na amora são conhecidos como antocianinas, que são substâncias capazes de livrar nossas células de variadas doenças. A frutinha é uma importante aliada no combate aos radicais livres, o que protege a pele contra o envelhecimento precoce e ajuda a evitar doenças degenerativas, como o câncer.
As antocianinas também fazem sua parte contra a oxidação do LDL, molécula que transporta colesterol para todos os órgãos. Com isso, evitam a formação de placas nos vasos sanguíneos, quadro que pode desencadear derrame e infarto.
A amora é também rica em potássio, sal mineral importante para o coração. O nutriente facilita a dilatação dos vasos sanguíneos e induz a eliminação de sódio pelos rins. Com isso, ajuda a controlar a pressão arterial e previne os males da hipertensão.
Por fim, o sistema digestivo e o nosso humor também se beneficiam da pectina, outra maravilha da amora e de outros frutos roxos. O composto é muito importante para a digestão por facilitar a síntese de proteínas e regula a absorção de carboidratos. Como é um tipo de fibra alimentar, ao ser consumida e entrar em contato com água, forma uma espécie de gel que dificulta a absorção de gorduras e diminui a fome, nos deixando com sensação de satisfação.
As amoras podem ser consumidas in natura ou como calda para sobremesas, geleia, suco, mousses e até mesmo como farinha. As frutas também podem ser aproveitadas como chá feito a partir das folhas secas .