Neste Outubro Rosa, conheça uma prática que tem se mostrado eficiente na prevenção do câncer de mama.
A prática de exercícios é recomendada por profissionais da saúde pois apresenta incontáveis benefícios para o corpo humano. Entre eles, uma vantagem associada às atividades físicas seria a prevenção do câncer de mama.
Portanto, conheça o exercício que possui esse efeito preventivo e outros benefícios além de evitar o desenvolvimento do câncer de mama logo a seguir.
Leia também:
Pilates reduz chances do câncer de mama
O pilates é um tipo de exercício adaptável e que trabalha o corpo e a mente. Dessa forma, apresenta uma série de pontos positivos para a saúde, como redução do estresse, prevenção de doenças crônicas e melhora na disposição e no desempenho físico.
Já em relação ao câncer de mama, alguns fatores aumentam a probabilidade dele se desenvolver, e um deles é o sedentarismo. Portanto, o pilates atua como uma forma eficiente de reduzir as chances de ter a doença. Isso é o que explica a educadora física Letícia Marchetto.
"Dois dos principais fatores que podem elevar o risco da doença são a obesidade e o sobrepeso. Especialmente após a menopausa, eles podem aumentar significativamente o risco de desenvolver câncer de mama. Portanto, manter um peso equilibrado e uma rotina ativa de exercícios são passos essenciais para a prevenção. Como uma atividade que proporciona condicionamento físico, o pilates tem impacto positivo na produção hormonal do corpo, ajudando a equilibrar os níveis de progesterona e estrogênio, hormônios que desempenham papéis importantes na saúde das mamas."
Assim, se você considera o pilates uma forma interessante de praticar exercícios, busque a orientação de um profissional para te ajudar com a execução correta e evitar risco de lesões. Ele pode ser praticado duas vezes por semana para ter bons resultados, mas é claro, depende da sua rotina e capacidade. De qualquer forma, o principal é cuidar da saúde!
Você também pode gostar: Descubra a frequência ideal de treino para alcançar seus objetivos