Os benefícios do vinagre vão muito além da cozinha. Descubra como ele pode ajudar na melhora de doenças e cuidando da pele.
Matéria escrita originalmente por Thaís Garcez e atualizada por Laura Oliveira | 15 de Fevereiro de 2020 às 12:00
A palavra “vinagre” vem da expressão latina vinum acre, ou “vinho azedo”. É um condimento líquido de sabor adstringente que, além de dar um sabor azedinho à salada, é algoz de bactérias e inimigo de fungos. Mas os benefícios do vinagre vão muito mais além.
Usado há anos em receitas caseiras, o produto serve para tratar de tudo: de dor de cabeça e muscular a peste negra. Quando usado corretamente, acalma o estômago, previne otites, dá brilho aos cabelos e ainda amacia a pele. Há quem garanta que o vinagre misturado a mel e água morna pode acabar com a dor de cãibras nas pernas ou até secar ulcerações causadas pelo frio.
Além de tudo, é um limpador de vidro sustentável e antisséptico tão bom quanto os caríssimos vendidos no mercado. E algumas pessoas usam para eliminar odores de roupas! Descubra como lavar a roupa com vinagre e não se deixe enganar por sua acidez: ele também traz doces frutos à sua saúde!
Mel com vinagre é um antigo remédio amish para acalmar a azia. Simplesmente misture uma colher (chá) de mel com uma colher (chá) de vinagre de maçã num copo de água morna. Beba 30 minutos antes de comer para evitar a azia. Confira outros remédios caseiros para aliviar a queimação da azia.
Este velho remédio popular deve agradar aos fãs de vinagre de maçã. Junte duas colheres (sopa) de vinagre de maçã e um pouco de mel a um copo de água e beba para acalmar as cãibras noturnas das pernas. Claro, quando tiver ido à cozinha para preparar a bebida, é provável que a cãibra já tenha passado – mas talvez seja justamente essa a razão.
Adicione uma xícara de vinagre de maçã a uma bacia de água quente com sabonete. Mantenha os pés mergulhados por 15 minutos, ou mais. Isso ajudará a suavizar as calosidades, que poderão ser lixadas com uma pedra-pomes. Para remover calos, aplique um pouco de óleo de rícino depois da imersão. O tratamento duplo pode levar cerca de 10 dias, mas os calos devem se desprender totalmente. Veja outras dicas de dermatologistas para evitar calos, alergias e ressecamentos.
Acrescente duas colheres (sopa) de vinagre para um litro de água e use para fazer uma ducha vaginal duas vezes ao dia por dois dias consecutivos. O vinagre cria um ambiente inóspito para o fungo que causa a candidíase. Mas ele também torna a vida difícil para as bactérias benéficas, por isso não use este remédio caseiro por mais de dois dias.
A lavagem com vinagre de maçã talvez seja o remédio mais popular contra caspa de todos os tempos. A teoria diz que o ácido no vinagre ajuda a restaurar o equilíbrio químico do couro cabeludo e a combater todas as bactérias que podem estar contribuindo para a caspa.
Para usar, basta embeber uma bola de algodão em vinagre e aplicar em todo o couro cabeludo. Ou derrame uma xícara de vinagre sobre o cabelo e massageie o couro cabeludo por alguns minutos. Deixe secar. Não tem vinagre em casa? Descubra outras maneiras de se livrar da caspa.
Se uma infecção bacteriana for a causa da diarreia, o vinagre de maçã pode ajudar a conter o problema, graças às suas propriedades antibióticas. Além disso, alguns especialistas em remédios populares afirmam que o vinagre de maçã contém pectina, que ajuda a reduzir os espasmos intestinais.
Para além de intoxicações alimentares, pode ser causada por ansiedade, estresse, uma má absorção de alimentos, doenças inflamatórias intestinais ou até por conta de alguns medicamentos. Para se prevenir e conhecer outras causas da diarreia, confira nossa matéria explicando tudo sobre o assunto.
Assim que sentir a garganta começar a incomodar, recorra ao vinagre, que tem ação germicida, para afugentar a infecção. O que acontece é que a maioria dos germes não consegue sobreviver no ambiente ácido que o vinagre cria. Basta misturar ¼ de xícara de vinagre de maçã e ¼ de xícara de água morna e fazer um gargarejo de hora em hora. Além dessa, aprenda outras receitas caseiras que são infalíveis para aliviar a inflamação na garganta.
Zumbidos no ouvido são muito comuns, esse barulho, assobio ou campainha aflige muitas pessoas. Para aliviar a dor usando o vinagre, misture duas colheres (sopa) de vinagre de maçã com duas colheres (sopa) de água morna e ponha num frasco com conta-gotas. Pingue quatro gotas no ouvido dolorido quatro vezes ao dia.
Algumas causas da dor de ouvido são a sujeira ou a água entupindo, para evitar esse problema aprenda a limpá-lo corretamente e em causar danos e veja como tirar água do ouvido com segurança.
Para estimular a circulação e aliviar a dor, massageie os pés (ou, melhor ainda, peça a seu parceiro para fazê-lo) com partes iguais de azeite de oliva e vinagre de maçã. Dores, formigamento e dormência nas mãos, podem ter relação com deficiência de vitaminas B, principalmente B12. Descubra outras causas destes problemas.
Este remédio é muito antigo e, como muitos remédios populares, não existem estudos científicos para explicar exatamente como o vinagre ajuda a curar equimoses. Basta misturar partes iguais de vinagre de maçã e água morna, embeber uma toalha de papel ou um pano na solução e pressionar suavemente sobre a equimose.
É possível que a compressa de vinagre e a água quente aumentem o fluxo sanguíneo perto da superfície da pele. Isso pode ajudar a dissipar o sangue que se acumulou na área. O hamamélis também tem esse efeito. Confira também outras maneiras de cuidar da equimose.
O exercício e, às vezes, o estresse extremo causam acúmulo de ácido lático no corpo, levando à fadiga. Curiosamente, os aminoácidos contidos no vinagre de maçã agem como um antídoto. Além disso, o vinagre de maçã contém potássio e enzimas que podem aliviar a sensação de cansaço. Da próxima vez que estiver se sentindo abatido, acrescente uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã a um copo de água e beba.
Também conhecida como pé de atleta, a frieira é uma infecção causada por um fungo que atinge as dobras entre os dedos dos pés. Para se livrar da frieira usando o vinagre, mergulhe um chumaço de algodão em vinagre e aplique-o nas áreas afetadas várias vezes ao dia. Da mesma forma, mate os fungos das meias mergulhando-as no vinagre por meia hora.
Depois de aprender a receita caseira para acabar com a frieira, veja também como se prevenir deste problema.
O vinagre de maçã reduz o inchaço e acalma hemorroidas inflamadas. Para se ver livre delas, embeba um chumaço de algodão e aplique na região. Se sentir fisgadas ou queimação, dilua o vinagre em partes iguais com água. Você sabia que existem alimentos que são estritamente proibidos para quem tem hemorroida? Confira quais são eles e outros alimentos indicados para melhorar a situação!
Reativada pelo mesmo vírus da catapora, a herpes-zóster pode afetar pessoas de todas as idades. A ex-BBB e apresentadora Fernanda Keulla também sofreu com este problema e compartilhou em suas redes que já há vacina contra a herpes-zóster aprovadas pela Anvisa. Veja quais são e quem pode tomar.
Um tratamento caseiro conhecido é passar vinagre de maçã diretamente na pele com coceira e erupções. Deixe secar e repita o processo se achar necessário. Outro método é misturar ½ xícara de vinagre com duas de água, molha uma toalha de rosto limpa com a solução e aplicar delicadamente sobre a área afetada.
Se você sabe que vai se exceder em comidas que o farão se lamentar mais tarde, experimente este remédio popular. Junte uma colher de chá de mel e uma colher de chá de vinagre de maçã a um copo de água morna e beba 30 minutos antes de comer.
Conheça algumas dicas caseiras para acalmar distúrbios gastrointestinais.
Misture 2 colheres (chá) de vinagre de maçã em 240 ml de água e tome até três vezes ao dia para melhorar a digestão e evitar uma dor de estômago. O vinagre de maçã, diferentemente do vinagre branco, contém ácido málico e pode ajudar a equilibrar o pH do estômago.
Para combater o mau cheiro com vinagre, mergulhe os pés numa solução de 1⁄ 3 de uma xícara de vinagre de maçã numa bacia com água morna ou fresca. O ácido no vinagre irá neutralizar o odor. Confira outras 5 dicas que você precisa conhecer para se livrar do chulé.
Os fungos não são capazes de resistir em ambientes ácidos, então deixe a área da virilha ácida. Algumas vezes ao dia, passe um pouco de vinagre de maçã com uma bola de algodão limpo. Descubra aqui como evitar micose na virilha!
O vinagre pode ajudar a acalmar o estômago e a diminuir a náusea e o vômito. Além dele, o chá de gengibre também é um ótimo aliado para combater o enjoo e a azia. Veja a seguir como preparar um remédio caseiro poderoso.
Este remédio caseiro para vômitos reaparece de tempos em tempos em coletâneas de tratamentos caseiros tradicionais. Especialistas sugerem que atue como um contra irritante da mucosa do estômago – pense na ação desse remédio como combater fogo com fogo.
Misture o sal, a pimenta-de-caiena e o vinagre de maçã numa xícara ou tigela pequena. Tome uma colher de sopa a cada 15 ou 30 minutos, ou quando necessário.
Esta combinação clássica ajuda a evitar o crescimento de bactérias e fungos responsáveis pela otite externa.
Misture o vinagre e o álcool. Ponha o equivalente a uma colher de café em cada ouvido. Deixe escorrer. Use essa mistura antes de entrar no chuveiro ou na piscina.
Misture uma colher de amido de milho (maisena) com vinagre de maçã para formar uma pasta e passe sobre a picada. Esse remédio caseiro “puxa” os líquidos do local, diminuindo a inflamação e o desconforto. Se não tiver amido, tudo bem: passe apenas o vinagre. Descubra truques caseiros instantâneos para aliviar a picada de inseto.
Uma pasta de bicarbonato de sódio e vinagre aplicada sobre uma picada de abelha imediatamente após a retirada do ferrão vai desencadear uma ação tanto alcalina quanto ácida e diminuir a dor. Use 2 partes de bicarbonato de sódio para 1 de vinagre. Quando a pasta secar sobre a pele, remova-a com um pano limpo e úmido.
Para se livrar dos piolhos, ferva 2 colheres (sopa) de lascas da casca do amieiro em 2 litros de vinagre branco, deixe esfriar e coe o líquido para um recipiente com tampa. Com um chumaço de algodão, aplique a solução no couro cabeludo e nas outras áreas afetadas, quatro vezes ao dia.
Cuidado! Não beba a mistura e esteja ciente de que a casca do amieiro pode manchar a pele temporariamente.
Juntos, o vinagre de maçã e a hamamélis oferecem um alívio geladinho para a coceira. O óleo essencial de lavanda tem ação calmante e curativa, e o bicarbonato de sódio neutraliza o ácido que causa coceira e dor.
O vinagre de vinho branco contém ácido acético, que ajuda a aliviar a dor, a coceira e a inflamação das queimaduras de sol. Embeba folhas de papel-toalha com vinagre e use como compressa nas áreas mais doloridas; deixe-as na pele até secarem. Tome cuidado com a área dos olhos, pois o vinagre arde.
Outra opção é jogar uma xícara de vinagre de vinho branco na banheira com água morna (quase fria) e nela permanecer por 20 minutos.
O vinagre diluído não só tonifica a pele, mas também ajuda a proteger contra infecções. É fácil fazer um concentrado de vinagre e menta para guardar com seus artigos de perfumaria.
Coloque 1 colher (chá) de folhas de menta seca, ou 1 colher (sopa) de folhas frescas, em um frasco esterilizado com tampa e, em seguida, adicione 80 ml de vinagre de maçã. Feche bem a tampa e deixe em repouso por 10 dias.
Coe o vinagre aromatizado com menta em outro recipiente, também esterilizado. Para usar, dilua 1 colher de sopa do vinagre aromatizado em 120 ml de água fervida ou destilada e espalhe no rosto para renovar a pele.
Um velho truque amish para parar um sangramento nasal consiste em misturar duas colheres de sopa de vinagre de maçã num copo pequeno de água. Os fãs desse remédio garantem que ele nunca falha. Confira outros truques simples e eficazes que ajudam a resolver o sangramento nasal.
Misture uma colher (chá) de vinagre de maçã num copo de água e beba. Isso ajuda a soltar o catarro preso. Se você sobre com esse problema, confira nossa matéria para descobrir os principais sintomas da sinusite e como tratá-la.
Muitas pessoas sofrem com a urticária, seja a colinérgica, que é alergia ao suor e ao calor, ou a nervosa, causada por situações de estresse. Par aliviar a sensação de coceira, misture bastante amido de milho (maisena) com vinagre branco para fazer uma pasta e besunte as erupções. Esse remédio acalma a coceira e neutraliza os agentes irritantes que causaram o problema.
Este remédio popular para varizes pode exigir mais paciência e tempo do que você está disposto a dar. A mera elevação das pernas por 30 minutos duas vezes ao dia vai contribuir muito para aliviar o problema. Pela manhã e à noite, enrole as pernas em panos embebidos em vinagre de maçã. Descanse com as pernas elevadas durante 30 minutos.
Mantenha o tratamento com regularidade por seis semanas. Alguns adeptos de terapias naturais também recomendam beber um copo de água com uma ou duas colheres de chá de vinagre de maçã ao final de cada tratamento. Apesar de ser uma doença crônica, exercitar as pernas, por exemplo, pode prevenir esse problema. Descubra agora outras formas de prevenir e tratar as varizes.
E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Como lavar roupa com vinagre: 6 dicas que você precisa testar
15 dicas de limpeza que vão mudar sua vida
Descubra 10 benefícios do vinagre de maçã