A gestação é uma nova e importante etapa da vida de toda mulher. É comum que sensações como medo e ansiedade aumentem para mãe de primeira viagem.
Redação | 18 de Outubro de 2019 às 12:00
A gestação é uma nova e importante etapa da vida de toda mulher. Por isso, é comum que sensações como medo e ansiedade aumentem consideravelmente, sobretudo para mãe de primeira viagem.
Superada esta fase, o nascimento do bebê apresenta desafios inéditos para os pais, como o choro constante do recém nascido, o aleitamento, as poucas noites de sono completas, cólicas do bebê e entre outras inúmeras dúvidas sobre como lidar com o pequeno.
Leia também: Banho de sol em bebê: saiba por que o seu também precisa
Hoje, no entanto, existe uma enorme quantidade de material disponível sobre o tema. Por isso, preparamos 15 dicas para mães de primeira viagem. Confira a seguir.
O parto marca o início da maternidade e, como tal, deve ser planejado observando as condições de saúde do bebê e da mamãe. É preciso definir o tipo de parto (normal ou cesárea), utilização ou não de anestesia em caso de parto normal, quem será o acompanhante, se terá ou não uma doula etc.
Conhecer as instalações é importante para reduzir a ansiedade e a insegurança. Verifique a infraestrutura do local.
Aproveite o período anterior ao nascimento do seu bebê para descansar bastante. Após o parto, é comum ter noites de sono irregulares, já que o neném costuma acordar muito.
Prepare-se para a chegada do bebê. Chame o papai para contribuir na criação da lista e na cotação de preços.
Hoje, há uma série de maneiras de se informar sobre o tema. E o melhor: de graça! Sites, canais no YouTube e até mesmo aplicativos especializados. Consuma todo o conteúdo que puder.
O planejamento financeiro é importante sobretudo para esta nova fase da sua vida. O preço da vacinação do bebê não é barato.
Você está numa nova fase da vida. É natural que precise de ajuda. Por isso, não hesite em pedir ajuda de familiares próximos neste momento.
Bebês choram muitos e levará um tempo até que você consiga identificar o que ele quer quando chora. Não se desespere.
Não adiante tentar administrar tudo sozinha. Aliás, você não precisa disso para ser uma boa mãe. Por isso, conte com o papai para dividir a tarefa e aceite, tanto quanto preciso, ajuda de familiares.
Cada bebê é único. Comparações só geram frustração e preocupação. Faça as consultas regulares ao pediatra para se certificar que a saúde do pequeno vai bem.
É comum nesta fase você ficar abalada emocionalmente, pois tudo é novidade. Então cuide bem da saúde emocional e, sobretudo, física.
O sono é uma das grandes dificuldades nesta fase inicial do bebê. Quanto mais sono o pequeno tem, mais irritado tende a ficar. Então, ao menor sinal de sono, coloque-o no berço para dormir.
Assim que o pediatra liberar para sair com o bebê, faça passeios curtos e deixe o pequeno pegar o sol do início da semana para garantir doses de vitamina D.
Nos passeios com o bebê, é importante ter uma bolsa só com itens básicos que vai precisar: fraldas, lenços umedecidos, pomadas contra assaduras etc.
É fundamental criar uma rotina para o bebê. Estabeleça horário do banho, de troca de fraldas, de banho de sol e da hora de dormir. Isto fará com que ele se sinta mais calmo.
E aí, curtiu as nossas dicas? Então aproveite e confira também 7 dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda!
11 receitas nutritivas de papinhas para bebês
13 brinquedos para bebê de até 1 ano
7 dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda
29 frases de Dia das Mães para compartilhar
Aleitamento materno – a primeira vacina do bebê
“Reencontro com minha mãe”: a história de Joel e Linda