Confira os benefícios do açaí para a sua saúde e entenda os mitos sobre o ganho de peso com o consumo desta fruta no dia a dia
Juliana Goes | 23 de Agosto de 2019 às 16:00
Um dos frutos mais populares do Brasil é também um dos mais ricos quando o assunto é saúde. Os benefícios do açaí vão além do sabor inconfundível e impactam diretamente em diversos pontos do nosso corpo.
Os efeitos positivos do consumo do açaí para a saúde são vários, ainda mais considerando seu valor nutricional. No entanto, por ter um alto teor calórico, é preciso consumir a fruta moderadamente.
Uma das principais dúvidas, quando falamos de açaí, está relacionada ao ganho de peso. No entanto, isso só ocorre quando a fruta é consumida com alimentos mais calóricos, como guaraná e banana, além de outras guloseimas.
Dispensando este pacote calórico, a fruta ou sua polpa pura podem ajudar. Por isso, separamos os 15 benefícios do açaí para a sua saúde!
O açaí pode evitar as câimbras. No entanto, o ideal é conciliar o consumo da fruta com a prática regular de exercícios físicos. Ingerir bastante líquido também ajuda neste processo.
Um dos benefícios do açaí está em ser um alimento rico em vitaminas C e E, que atuam como antioxidantes. Desta forma, o consumo da fruta reduz a ação de radicais livres e a oxidação das células, combatendo o envelhecimento precoce.
Rico em fibras, o açaí ajuda a regular o intestino, evitando prisão de ventre e diarreias.
Em pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará, foi confirmado que o consumo de açaí pode reduzir o colesterol ruim. Isso ocorre devido aos componentes da fruta.
Além de combater o colesterol, o açaí tem propriedades que podem contribuir com o sistema circulatório, prevenindo a formação de coágulos.
Um dos benefícios do açaí é seu potencial energético. Isso porque a fruta possui carboidrato e é rica em nutrientes. O ideal aqui é consumir o fruto antes de praticar exercícios, já que sua digestão no organismo é mais rápida.
Como o consumo do açaí aumenta a circulação sanguínea, esse processo contribui para o aumento do desejo sexual.
Os antioxidantes presentes no açaí aumentam a capacidade do corpo de combater infecções, elevando a possibilidade de defesa do organismo.
Como o açaí combate os radicais livres no organismo, o consumo do fruto pode evitar o câncer. A fruta pode reduzir a proliferação de células cancerosas, segundo pesquisas. Além disso, os agentes antioxidantes fortalecem o sistema imunológico, evitando outras doenças.
Diferente do que dizem, o açaí não engorda. Apesar de ser rico em calorias, o que engorda são os acompanhamentos e outros alimentos que são misturados à fruta, como o açúcar e o xarope de guaraná. Se consumido com moderação e sem muitas interferências, o açaí não engorda!
O açaí evita a osteoporose porque tem uma concentração de cálcio e potássio. Estes componentes ajudam na construção e nas renovações constantes dos ossos, evitando a doença.
Por ser um alimento rico em ferro, o açaí pode combater e evitar a anemia. O ideal é consumir a fruta com opções cítricas, que podem potencializar a fixação do ferro no organismo.
Segundo pesquisas, os antioxidantes presentes no açaí reduzem o acúmulo da proteína beta-amiloide, que está diretamente ligada a doenças degenerativas, como o Alzheimer.
O açaí é uma fruta com muitos nutrientes, entre eles o cálcio. É ele que ajuda a reduzir as sensações incômodas, como dores e inchaços, durante o período menstrual.
Por ser antioxidante e combater o envelhecimento precoce, o uso de óleos de açaí podem ajudar na saúde da pele.