Entenda se as compressas caseiras realmente são eficazes para reduzir as dores musculares, de acordo com opinião de especialista.
Thyago Soares | 22 de Setembro de 2025 às 08:00
As dores musculares são um incômodo comum, especialmente após a prática de exercícios físicos ou até mesmo em decorrência de má postura, incomodando durante o dia a dia. Por isso, muitas pessoas recorrem a soluções caseiras para aliviar o desconforto, e as compressas são uma das estratégias mais populares. Mas afinal, elas realmente funcionam ou não passam de um ‘efeito placebo’? Vamos te contar.
As compressas frias e quentes atuam de maneiras diferentes sobre os músculos e tecidos , por isso, cada uma delas pode ser utilizada para beneficiar o corpo de formas particulares.
A compressa fria, geralmente feita com gelo ou bolsas geladas, é indicada especialmente para lesões recentes, como torções, estiramentos ou impacto direto no músculo. O frio provoca vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo local e, consequentemente, a inflamação e o inchaço. É importante aplicar por períodos curtos, de 10 a 15 minutos, e sempre envolver o gelo em um pano para evitar queimaduras na pele.
Por outro lado, a compressa quente costuma ser feita com toalhas aquecidas ou bolsas térmicas e é eficaz para dores musculares persistentes ou rigidez localizada, como nas costas, pescoço ou ombros. O calor relaxa o tecido muscular, aumenta a elasticidade e melhora a circulação sanguínea, o que pode acelerar a recuperação e reduzir a tensão. Compressas quentes podem ser usadas por 15 a 20 minutos, mas é fundamental evitar temperaturas muito elevadas para não provocar queimaduras.
Sim, como citamos acima, as compressas podem ser muito eficazes no alívio de dores musculares, mas seu efeito depende do tipo de dor e do momento em que são aplicadas. Segundo a fisioteraputa Gizelle Martins em publicação do site da Secretaria de Saúde de Sergipe, no caso das compressas quentes, o calor relaxa a musculatura, melhora a circulação e alivia a tensão, promovendo conforto e facilitando a recuperação.
Por isso, quando aplicadas corretamente, as compressas são um recurso simples, barato e seguro para reduzir dores e desconfortos musculares!
Vale ressaltar que caso as suas dores e desconfortos musculares se tornem algo frequente, é imprescindível buscar profissionais, como fisioterapeutas, a fim de entender o que pode estar ocasionando esse desconforto.
Comer chuchu todo dia faz mal? Veja o que diz especialista
Chá de erva-cidreira acalma mesmo? Veja o que diz a ciência
O que acontece no corpo quando falta vitamina b12
Como saber o tamanho da camisinha ideal: 5 dicas para mais conforto e segurança