Você já deve saber diversas informações sobre como é importante manter uma alimentação saudável e quais alimentos são bons ou ruins para a sua saúde. Porém, você continua não sabendo como dar o primeiro passo, não é mesmo? Se você está em busca de uma transformação positiva na sua alimentação e precisa de ajuda para obter hábitos mais saudáveis, confira as nossas principais dicas a seguir.
5 passos simples para começar uma dieta saudável
Nós entendemos a importância de adotar uma dieta saudável para alcançar um estilo de vida mais equilibrado e cheio de energia.
Leia também: 4 truques para você manter uma alimentação saudável e perder peso
Mas, comecemos pelo certo: dieta não é comer pouco, muito menos não comer. Tratamos a palavra dieta aqui como um símbolo regulador da alimentação, mas cada um tem a quantidade mínima de calorias e nutrientes que deve ser consumida diariamente. Dito isto, vamos as dicas.
1. Comprando qualidade
O que constitui a qualidade da comida? É claro que um produto deve ser seguro e nutritivo, mas a qualidade não é necessariamente tem a ver com preço ou sofisticação da comida.
Frutas e legumes da estação, por exemplo, não só têm os melhores nutrientes e sabor, como são mais baratos. Procure alimentos orgânicos em feiras livres ou cheque bem os rótulos e a composição de produtos embalados nos mercados. Veja abaixo uma opção nutritiva para lista de compras no mercado:
2. Comida caseira
Uma boa dieta inclui alimentos saudáveis, integrais e não processados na sua rotina. Para isso, cozinhar acaba sendo a opção mais confiável e saudável para o seu corpo. Cozinhar não precisa tomar horas do seu tempo - e você mesmo pode medir o quanto desal, açúcar e gordura está colocando em sua alimentação.
Veja a seguir opções baratas, práticas e saudáveis de marmitas para a semana:
3. Café da manhã
Todas as manhãs quebramos nosso jejum noturno. o líquido hidrata o corpo e os nutrientes fornecem energia duradoura. O café da manhã saudável pode proporcionar uma oferta efetiva de glicose para abastecer a sua energia no começo do dia.
Procure começar bebendo um copo de água para "acordar o organismo". Em seguida, invista em receitas rápidas e nutritivas, como uma tigela de cereais e granola, um iogurte líquido com pouco açúcar ou uma fatia de pão integral com manteiga e uma fatia de tomate.
4. Coma entre as refeições
É natural sentir fome entre as efeições, que podem ter intervalos de cinco horas ou mais. Assim, os lanchinhos saudáveis serão essenciais para saciar a fome e manter a boa nutrição do corpo. Opções como frutas, um pequeno sanduíche integral, castanhas ou um suco natural já serão perfeitas para a missão.
Leia também: 5 benefícios da espinheira-santa e como fazer o chá
5. Coma bem na rua
Não importa se você está trabalhando ou fazendo compras com os amigos, as opções de almoço, principalmente em uma cidade grande, estão mais variadas do que nunca. Mesmo assim, pode ser difícil de encontrar uma refeição que seja ao mesmo tempo saborosa e saudável.
Procure fazer pedidos mais benéficos, como: saladas, sanduíches com proteína magra, pães e massas integrais ou carnes grelhadas e não fritas ou empanadas. O importante é evitar carnes processadas, bebidas altamente açucaradas e sobremesas cremosas adocicadas.