Como tirar água do ouvido sem causar danos

Na praia, cachoeira, piscina ou banho, estamos sujeitos ao desconforto de termos água no ouvido. Logo, saiba como tirar água sem causar danos

Redação | 9 de Outubro de 2022 às 11:00

undefined undefined/istock) -

Alguma vez na vida você já ficou com água no ouvido. Seja após um banho de mar, cachoeira ou piscina. Até mesmo após um banho cotidiano, nos ouvidos podem se encontrar com água. Portanto, é importante saber como tirar água do ouvido sem causar danos.

Abaixo, iremos sugerir alguns truques caseiros e práticos para retirada de água do ouvido sem causar danos, porém, caso você encontre dificuldade na retirada, não force a retirada e recorra ao profissional de saúde mais próximo de sua casa.

Leia também: veja como limpar fone de ouvido

A propósito, em casa de dores ou visualização de secreção, ao invés de tentar uma resolução caseira, vá imediatamente em busca de um otorrinolaringologista.

Como tirar água do ouvido inclinando a cabeça

(imagem:galitskaya/istock)

A primeira dica é inclinar a cabeça para o lado que você sente o entupimento. Na sequência, você irá segurar o ar com a boca, adiante, fará um movimento brusco para posição natural.

Porém, caso não se sinta confortável com esta dica, ou não encontre resultado satisfatório. Você pode inclinar a cabeça para o lado entupido e dar pequenos pulos em sequência. Deste modo, você estará provocando a saída do líquido enquanto está favorecendo a mesma.

Tirando água com toalha

(imagem:Koldunova_Anna/istock)

Faça um pequeno rolinho com a ponta da toalha e posicione a ponta no ouvido entupido. Espere por alguns instantes, porém, lembrando de não forçar a entrada dela. Portanto, o objetivo é apenas promover a absorção de água.

É imprescindível ter a certeza de que esta toalha está limpa e sem restos de elementos estranho, como areia, por exemplo. Porque a sujeira externa pode entrar no ouvido sem sua percepção e depois causar uma infecção.  

Movimentando a orelha

(imagem:AH86/istock)

Incline a cabeça para o lado entupido, depois, estique e movimente muito levemente a orelha em diferentes direções. Portanto, o intuito aqui é fazer com que a água se movimente e saia naturalmente do ouvido.

Veja também Higiene pessoa infantil: quando é o momento certo para ensinar aos filhos?

Secador de cabelo para tirar água do ouvido

(imagem:Tatjana WAGNER/istock)

Ligue o secado de cabelo na potência mínima e o posicione a uma distância do ouvido. Adiante, utilize o secado realizando leves movimentos. No entanto, se a pessoa com ouvido entupido for uma criança, não permite que ela realize sozinha esta dica. Ou seja, segure o secador de cabelo.

Água no ouvido do bebê

(imagem:Maryna Auramchuk/istock)

Quando a pessoa em questão for um bebê, deve-se somente utilizar uma toalha. No entanto, se o neném continuar incomodado, entre em contato com o pediatra imediatamente. Quanto mais rápido for o contato, menor é o risco do desenvolvimento de uma infecção.

Vale lembrar, que prevenir é melhor do que remediar. Portanto, ao dar banho no seu bebê, não se esqueça de tampar o ouvido dele com algodão. Junto a isso, passe um pouco de vaselina sobre o algodão, porque a substância ajuda a não permitir que a água entre com facilidade.

Em caso de passeio na praia, cachoeira ou até mesmo na piscina, lembre-se que o ouvido do bebê está em formação, logo, use o tampão de ouvido para barrar a água