Cientistas descobrem segredo de como superar o término sem sofrer

Pesquisadores da Universidade de Colorado observaram que placebo tem impacto considerável na dor do término de relacionamento..

Carol Peres | 11 de Dezembro de 2024 às 13:17

A ideia de fazer algo benéfico para si pode ser fundamental para melhorar o emocional. - kieferpix/iStock

Superar o fim de um relacionamento nunca é fácil. Embora banalizado por algumas pessoas, as emoções podem ser intensas, e o sentimento de perda muitas vezes parece esmagador. No entanto, a ciência parece ter a repsosta para tornar o término menos doloroso. Pelo menos é o que aponta um estudo publicado no Journal of Neuroscience, realizado por pesquisadores da Universidade do Colorado.

Os pesquisadores investigaram como o efeito placebo pode influenciar a dor emocional sentida por pessoas que passaram por términos recentes. Embora a conclusão do estudo não seja definitiva, as descobertas apontam para algumas medidas práticas que podem ajudar a superar o término mais facilmente.


Você também pode se interessar:


Medicamento que alivia dor emocional?

O estudo mostrou que o efeito placebo tem impacto significativo no emocional das pessoas que passaram por uma separação. Quando expostos ao medicamento apontado pelos cientistas como redutor da dor que sentiam, as pessoas realmente tiveram uma diminuição da dor física e emocional. Elas também responderam melhor às imagens de seus antigos parceiros e tiveram grande atividade em uma área de substância cinzenta periaquedutal, parte do cérebro que atua na liberação de substâncias como a dopamina.

Os pesquisadores analisaram 40 voluntários que terminaram relacionamentos há pouco tempo. Primeiro, os autores observaram os cérebros dos participantes através de uma máquina de imagens enquanto eles contavam suas experiências de rompimento romântico e observavam fotos dos antigos parceiros. Depois os condutores da pesquisa aplicaram calor no braço dessas pessoas, de forma a simular dor físico, enquanto exibia imagens de amigos. Por fim, elas responderam um questionário sobre como se sentiam.

A próxima etapa da análise foi administrar nos participantes um tipo de spray nasal. Para 20 pessoas os estudiosos explicaram tratar-se do "poderoso analgésico" que atuaria na redução da dor emocional, e para a outra metade disse que era apenas soro fisiológico. Foi então, que, analisando novamente o cérebro dos voluntários, o grupo placebo apresentou aquelas reações ditas anteriormente de redução do sofrimento

"Em nosso estudo, descobrimos que que esse efeito placebo pode ter um grande efeito na redução dessa dor social. Só o fato de que você está se engajando em algo para benefício próprio, que pode lhe dar esperanças, já pode ter um impacto”, explicou o coautor do estudo, Tor Wager, à revista Veja. 

Vale lembrar que o sofrimento pós-término é normal. Nesse sentido, a psicóloga Karla Cardozo afirma que aceitar e experimentar essas emoções ajuda a reduzir a tristeza. Ela indica também que as pessoas cuidem bem de si mesmas e busque conversar e interagir com outras pessoas.

"Esse processo de reconstrução pode ser bastante gradual e delicado, portanto pode ser uma boa ideia manter uma certa distância do ex-parceiro em um primeiro momento, evitando muito contato e proximidade. Utilize esse novo tempo 'livre' para se focar no seu autoconhecimento e em atividades que te dão prazer."

pesquisa estudo término Dor emocional Término amoroso

Leia também

Brasil possui 16 pesquisadores entre os mais influentes do mundo; saiba quem são eles

Saiba qual a cor de 2025 escolhida pela Pantone

Bianca Rinaldi fala sobre assédio vivido na adolescência: "Queria ficar invisível"

13 frases para não dizer para quem está enfrentando o câncer

Dia Nacional do Doador de Sangue: 25 mensagens para agradecer e compartilhar

19 melhores cantadas fofas para namorada ficar bobinha