Com esses métodos, você poderá interromper o ciclo menstrual de forma segura e eficiente.
Carol Ávila | 3 de Maio de 2023 às 17:25
Muitas pessoas desejam parar de menstruar, seja por problemas de saúde ou desconforto. O que poucas sabem é que há meios seguros de concretizar isso. Claro, o acompanhamento médico é indispensável durante todo o processo.
Leia também: Chás para parar a menstruação: eles são mesmo seguro?
Porém, com as informações corretas e a indicação médica, parar de menstruar pode ser mais fácil do que você pensa. Seguindo as recomendações do ginecologista Igor Padovesi, confira a seguir os principais métodos:
A maioria dos anticoncepcionais funcionam com um cronograma de pausas entre as cartelas que se seguem. Você pode tomar os comprimidos durante 21 ou 24 dias e pausar o uso, respectivamente, por 7 ou 4 dias.
Se optar por emendar uma cartela na outra, ou seja, não parar de tomar os comprimidos durante o período que seria a pausa, você poderá parar o seu ciclo menstrual. Apenas mantenha em mente que é comum ter sangramentos de escape, diminuição da testosterona e libido prejudicada com o uso de anticoncepcionais.
Consulte sempre um médico para saber as contraindicações e qual o melhor anticoncepcional para o seu organismo.
Além de contraceptivo, o implante implanon também interrompe o fluxo menstrual. Para você que sofre com intenso fluxo menstrual e desconforto, o implante pode ser uma boa ideia. O bastonete é aplicado no braço e dura 3 anos. Porém, a taxa de sangramentos indesejados (escaspe) com o implante é um pouco maior do que com outros métodos.
Leia também: 6 doenças que podem tornar o ciclo menstrual irregular
Os DIUs entraram em destaque para os métodos contraceptivos. Porém, o DIU hormonal também pode cessar o fluxo menstrual. Os tipos disponíveis no Brasil são o Mirena e o Kyreena. Procure um profissional e consulte sobre o DIU mais adequado para você.
Você já deve ter ouvido falar do "Chip da beleza", não é mesmo? Esse nome se refere ao uso inadequado do implante hormonal de gestrinona, que possui funções ginecológicas originalmente.
Se você se adequa nas características prescritas para o uso deste implante, ele pode ser um bom método para evitar o fluxo menstrual. Ele possui diversos benefícios, como tratamento de endometriose, aumento da testosterona e alívio da TPM.
No entanto, ele pode promover queda de cabelo, oleosidade na pele e acne.
Apesar de parecer radical, a cirurgia de remoção do útero (histerectomia) pode ser a única opção para solucionar alguns problemas de saúde ginecológica. Para o caso de apenas interromper o fluxo menstrual, essa opção é definitiva.
A histerectomia é normalmente indicada para mulheres acima de 40 anos, que sofram de endometriose grave, câncer de colo do útero, infecções, hemorragias, etc.
Se você não sabe o que é o ciclo menstrual e como ele funciona, confira o vídeo a seguir:
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também como fazer a menstruação descer ou para antes do tempo?
Como fazer a menstruação descer ou parar antes do tempo?
7 mitos sobre a menstruação que você precisa esquecer
4 passos para reduzir os sintomas da TPM
6 doenças que podem tornar o ciclo menstrual irregular
6 coisas que você precisa saber sobre calcinha absorvente
As principais dúvidas sobre coletor menstrual respondidas