Entenda como ser tutor de um animal de estimação pode te incentivar a praticar mais exercício e se manter mais sociável e saudável.
Douglas Ferreira | 2 de Setembro de 2020 às 17:00
Os animais de estimação são ótimos para nosso bem-estar e a saúde em geral. Os donos de cães, especificamente, se beneficiam com o aumento do nível de exercícios. Eis como aproveitar ao máximo esse tempo com seu bichinho.
Em geral, os donos de cães têm tendência a se exercitar mais, o que traz impacto positivo sobre a saúde a longo prazo. Isso foi constatado em numerosos estudos e revela que os cães atuam quase como personal trainers, motivando os donos a sair. Uma caminhada de meia hora ou mais é bem mais divertida com um cachorro feliz ao lado.
Caminhar com um cão ajuda as pessoas, principalmente as mulheres, a se sentirem mais seguras. Por sua vez, isso incentiva os donos a se exercitar com mais regularidade e colher os benefícios à saúde. Também já se comprovou que passear com o cachorro melhora a interação social com outras pessoas e com o bairro.
As caminhadas diárias de meia hora ou mais contribuirão positivamente para os benefícios à saúde mental e social gerados pela atividade física. Levar o cão para passear pode ser compensador para quem quer se exercitar regularmente, mas não deseja frequentar academias.
Leia também: 10 maneiras eficazes de fazer caminhada
Andar é bom para a saúde cardiovascular, a densidade óssea, as articulações e para a manutenção do peso saudável. Levar o cachorro para meia hora de passeio é um jeito ótimo de queimar calorias. Você também limpa a cabeça das preocupações do dia e aprecia a companhia dos outros, inclusive de seu cão. O exercício moderado, como caminhar com o cachorro, comprovadamente faz bem à saúde de pessoas de todas as idades, porém é ainda mais importante para os idosos por ser uma opção sem custos e de baixo impacto.
O exercício regular com os cães não é ótimo só para os donos; os animais também se beneficiam. Passeios regulares mantêm os cães mentalmente estimulados e, tal como nos donos, ajudam a prevenir o excesso de peso.
Parece que os cães oferecem mais benefícios em termos de exercício, mas quando se fala de saúde todos os animais de estimação têm influência positiva. Gatos, roedores, passarinhos e peixes ajudam a reduzir a solidão e o estresse, ou seja, quem tem um bichinho vai ao médico com menos frequência do que quem não tem. Esse é um benefício e tanto.
1. Tenha uma rotina regular
Transforme os exercícios com seu bichinho num hábito diário.
2. Comece devagar
Com o tempo, aumente a duração, a intensidade e a distância do exercício.
3. Tome cuidado com o calor
Não exagere nos dias quentes, ainda mais com cães de focinho curto.
4. Varie os exercícios
Mantenha o exercício variado e interessante: caminhada, jogo de bola, ginástica ou natação.
5. Tenha brinquedinhos
Brincadeiras enérgicas com brinquedos seguros são uma diversão saudável para gatos e humanos.