Para algumas pessoas, a cera acumulada endurece, causando incômodo e dificultando a audição. Saiba como limpar o ouvido corretamente!
Julia Monsores | 3 de Agosto de 2022 às 16:00
Embora poucas pessoas saibam, os nossos ouvidos têm um mecanismo de autolimpeza. Através de um processo de “deslizamento” ele é capaz de migrar a cera do interior do ouvido para o exterior. É por isso que a maioria das pessoas não tem problemas de acúmulo.
A cera ou cerume é uma secreção natural produzida por glândulas situadas na entrada do canal auditivo e tem como função protegê-lo contra a entrada de água, poeiras e bactérias. Contudo, em algumas pessoas, a cera acumulada endurece com frequência, causando incômodo e dificultando a audição. Nessas horas, saber como limpar o ouvido é fundamental. Confira algumas dicas que vão te ajudar!
Por mais que muitas pessoas tenham o hábito de limpar os ouvidos com cotonete, isso na verdade é prejudicial. Além de poder lesar o tímpano, não conseguirá mais do que empurrar a cera para dentro do canal auditivo.
Para amolecer a cera, comece por aplicar gotas oleosas (vaselina, parafina ou óleo de amêndoas doces) ou gotas apropriadas, à venda nas farmácias. Veja a seguir o passo a passo:
Se isso não acontecer, você pode comprar em uma farmácia uma seringa. As gotas devem ser aplicadas durante alguns dias. Depois, com a seringa e água fervida e amornada, proceda à lavagem do ouvido.
Se o problema persistir, procure um otorrinolaringologista, que dispõe de instrumentos adequados e de aparelhos que resolvem o problema de forma eficaz e indolor.