Muitas vezes as pessoas param de tomar medicamentos por causa dos efeitos colaterais. Mas você sabai que pode aliviar esses efeitos com medidas simples?
As pessoas param de tomar medicamentos não porque sejam ineficazes ou causadores de vício, mas porque os efeitos colaterais parecem piores do que a dor que deveriam aliviar. Ainda que quase sempre haja opções de novos tratamentos, você também pode aliviar efeitos colaterais comuns com medidas simples. Eis o que fazer em alguns casos efeito colateral:
1 . Sonolência
- Aguarde alguns dias e tenha prazer em dormir melhor. A sedação diminui logo após iniciar uma nova droga.
- Analise se o medicamento para dor é a causa. Outros anti-histamínicos, por exemplo, também podem deixá-lo grogue.
- Peça ao médico para prescrever quantidades menores para que você tome com mais frequência, para atenuar a “pancada” de cada dose. Ou diminua o total da dose: isso pode reduzir a sonolência sem cortar a proteção contra a dor.
- Consulte o médico caso a droga não esteja propiciando alívio suficiente: se você ainda sente dor, pode ser isso que o está desgastando, e não a droga.
2 . Constipação
- Coma alimentos ricos em fibras, como frutas frescas, vegetais, pães e cereais integrais, que acrescentam volume e ajudam as fezes a absorver água. Outra opção: torne-se um fanático por farelo rico em fibras e polvilhe-o sobre os alimentos. Veja também 21 maneiras de incluir mais fibras na alimentação.
- Peça ao médico para recomendar um laxativo e sugerir uma dose.
- Exercite-se. A atividade física ajuda a manter os intestinos em movimento.
- Evite laxativos ou estimulantes intestinais que tornem seus intestinos dependentes.
3 . Náusea e vômito
- Pergunte ao médico sobre tomar medicamentos de venda livre para cinetose (enjôo causado pelo movimento), como a meclizina e o dimenidrinato, ou outro antináuseas.
- Se as náuseas incomodam quando você caminha, deite-se por uma hora após tomar o medicamento.
- Verifique se outros medicamentos podem estar causando o seu desconforto, e converse com o médico sobre o ajuste da dose do culpado mais provável.
Leia também: 5 dicas úteis para aliviar o enjoo
4 . Irritação gástrica
- Tome o seu medicamento com um copo de água ou com alimento.
- Se estiver usando anti-inflamatórios não esteroides, pergunte ao médico se pode ficar alguns dias sem, de modo a dar tempo ao estômago para se recuperar. Se a dor não permitir uma interrupção, considere a substituição pelo paracetamol ou por um inibidor seletivo da COX-2.
- Caso estiver usando Ácido acetilsalicílico, experimente marcas com revestimento entérico, o que impede que ele se dissolva até passar do estômago para o intestino delgado, onde é menor a probabilidade de causar irritação. Desvantagem: o alívio da dor também é retardado.
- Evite o álcool ou mantenha os drinques em um máximo de três por dia; beber mais aumenta a probabilidade de irritação estomacal.
- Tome medicamentos para controlar o refluxo e a produção de ácido.
Atenção!
Lembramos que o conteúdo acima tem por finalidade apenas um informar e não substitui o atendimento médico. Nunca realize um tratamento ou mude seus medicamentos sem antes consultar um especialista.