Os animais são parte da família. É normal sentir um pesar intenso quando um deles morre. Veja como lidar com a perda de um animal amado.
Rayane Santos | 3 de Setembro de 2021 às 13:22
Os animais são uma parte importante de nossa vida e nos dão amor incondicional e são grandes companheiros. Temos tanta alegria em nossa relação com os animais que é normal sentir um pesar intenso quando um deles morre e esse laço especial se rompe. Veja como lidar com a perda de um animal amado.
Recuperar-se da morte de um animal de estimação leva tempo. Você pode ter vários sentimentos, da tristeza à raiva, da negação à culpa, do desespero à pura amargura, por muito tempo. A tristeza é a prova de que amamos muito nossos animais e nos preocupamos com eles. Nem todo mundo vive o luto da mesma maneira, e é importante que você se permita o tempo necessário para processar sua própria variedade de emoções.
Cada vez mais, os animais de estimação são considerados membros importantes da família, e não surpreende que muita gente ache a perda de seu animal comparável à perda de um amigo ou parente humano ou até pior. Para muitos, falar com um ouvinte solidário ajuda a aceitar a perda. Busque ajuda de quem entende ou vivenciou suas emoções e procure auxílio profissional, se necessário.
Aprender a viver sem seu bichinho ao lado já é bastante difícil, mas, para piorar a situação, às vezes, é difícil para quem nunca teve um animal de estimação entender a importância que ele tem para nós. Você pode ouvir comentários ignorantes ou desdenhosos, como “é só um bicho”, “você vai superar” ou “compre outro”. Seu animal é uma parte importante sua, e você tem todo o direito de chorar a perda.
O amor que você sente por seu animal não precisa acabar, e nossos bichinhos podem viver para sempre em nossa memória e nosso coração. Embora sinta profundamente sua falta, é bom homenageá-lo e comemorar o tempo maravilhoso que vocês passaram juntos. Muitos escolhem realizar algum tipo de cerimônia.
Leia também: Luto: quando buscar ajuda profissional é necessário?
Não há uma reação “tamanho único” para a morte e a perda. Você pode fazer uma cerimônia simples e pessoal, com familiares e amigos mais íntimos, ou um evento comemorativo maior, com um círculo mais amplo de amigos e, principalmente no caso de cães, os amigos deles do bairro e da pracinha.
Para alguns, fazer uma cerimônia maior é um modo de exprimir que o animal tão amado era uma parte central da vida cotidiana. Compilar e imprimir um álbum com as fotos favoritas de seu animal pode ser outra maneira de recordá-lo.
Combine palavras, músicas e ações que deem espaço a todos os que estiverem reunidos para contar suas experiências com o animal, aceitar sua morte e comemorar sua vida.
Realize a cerimônia onde se sentir à vontade: em casa, na praça onde vocês passeavam ou num lugar especial ao qual você possa voltar para derramar uma lágrima.
Mande um e-mail ou deixe cartões na caixa de correio para informar a amigos e familiares a morte de seu animal e convidá-los para a cerimônia. Peça que contribuam com fotos e histórias.
Dra. Katrina Warren é veterinária em Sydney, na Austrália. Apresentou vários programas de TV sobre animais de estimação na Austrália e no canal Animal Planet, dos Estados Unidos.