Identificar os sinais do câncer de próstata antes do agravamento do quadro pode fazer toda a diferença.
O câncer de próstata é uma das doenças que mais acomete homens no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que de 2023 a 2025 cerca de 71.730 novos casos sejam diagnosticados no país.
Embora a taxa de mortalidade tenha diminuído nos últimos anos devido a avanços no diagnóstico precoce e no tratamento, essa doença é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do câncer de pulmão. A maioria dos casos ocorre em homens acima de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. Além disso, homens negros e com ascendência africana têm um risco maior de desenvolver a doença.
Saber quais são os sinais dessa doença pode fazer toda a diferença para que você possa procurar ajuda antes da situação se agravar. Pensando nisso, separamos cinco sinais comuns que podem acender o alerta para você procurar o urologista.
5 sinais para identificar o câncer de próstata
Apesar do câncer de próstata não costumar apresentar sinais nos seus estágios iniciais, o que dificulta a identificação da condição precocemente, há sinais que podem ligar o alerta de que você deve procurar um médico.
1. Perda de peso excessiva
A perda de peso inesperada pode ser um sinal claro de que algo não está bem com a saúde, especialmente quando não houve alterações na alimentação ou no estilo de vida. Se você perceber qualquer um dos sintomas mencionados, é fundamental procurar um urologista o quanto antes. O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta significativamente as chances de um tratamento bem-sucedido e da cura.
2. Excesso de micção
Se você tem notado uma vontade frequente de urinar e percebe que elimina volumes maiores do que o habitual de urina, isso pode ser um alerta. A micção excessiva é um dos possíveis sinais associados ao câncer de próstata, e é crucial prestar atenção a esse sintoma.
3. Dores na pélvis e testículos
Sensação de incômodo na região do sistema reprodutor masculino ou em áreas próximas também pode ser um mal indicativo. Em casos nos quais o paciente têm câncer de próstata, o desconforto na região pode variar de intensidade.
4. Dor ao ejacular
A dor durante a ejaculação e as dificuldades para alcançar ou manter uma ereção são sintomas comuns do câncer de próstata e podem causar bastante desconforto.
5. Problemas para urinar
Um dos primeiros sinais do câncer de próstata é a dificuldade para urinar, algo frequente devido à obstrução da uretra causada pela doença. Esse sintoma pode vir acompanhado de sensação de dor ou queimação ao urinar.