Já ouviu falar da esfoliação a seco, mas não sabe como fazer e nem por onde começar? Confira o nosso guia e fique por dentro!
Letícia Taets | 7 de Março de 2021 às 13:00
A esfoliação a seco é exatamente o que o nome diz: para fazê-la, você deve pegar uma escova corporal e usá-la para massagear suavemente seu corpo em um movimento ascendente.
Esse processo ilumina a pele e também torna a absorção de hidratante pela pele mais eficaz, pois solta a pele morta. E, como o nome indica, tanto a escova quanto a pele devem estar secas enquanto você faz isso.
Embora a esfoliação a seco não seja a solução definitiva para obter uma pele perfeita, ela traz muitos benefícios, tais como:
Se você notar que sua pele fica vermelha após a escovação a seco, isso não é apenas resultado de irritação. A vermelhidão é o resultado do aumento da circulação nas áreas que você escovou a seco. Seu corpo está simplesmente empurrando mais sangue para essas áreas.
Além de deixar a pele brilhante, a esfoliação a seco pode estimular a drenagem linfática. Todo o sangue transporta fluido linfático, que é filtrado pelos nódulos linfáticos. A escovação a seco acelera a taxa de bombeamento do sangue, o que ajuda a fazer a linfa percorrer o corpo, removendo toxinas e patógenos mais rapidamente.
Como acontece com todos os métodos de esfoliação, a escovação a seco elimina a sujeira e a oleosidade do dia, bem como as células mortas da pele. O resultado é um aumento da renovação celular e uma pele mais radiante e macia.
Muitos juram que a celulite é menos perceptível após a esfoliação a seco, devido ao efeito temporário de aumento de volume na pele. Pode ajudar também com o aparecimento de danos causados pelo sol.
Para esfoliar a seco corretamente, primeiro certifique-se de que sua pele está completamente seca. Começando pelo tornozelo, passe a escova sobre a pele em movimentos longos e circulares que vão na direção do coração.
Mantenha uma leve pressão ao usar a escova, que deve possuir cerdas firmes e naturais. Você pode escovar a seco a qualquer hora do dia, mas é recomendável fazer isso antes do banho. Depois de enxaguar, passe um hidratante.
Essa esfoliação deve ser feita, no máximo, de uma a duas vezes por semana. E não se esqueça de lavar a escova com xampu de bebê pelo menos duas vezes por mês para se livrar de todo o acúmulo de pele morta.