Como evitar lesão muscular e articular ao praticar exercício físico

A lesão muscular associada à prática de esporte é a mais comum entre quem pratica exercício físico intenso. Veja como evitá-las.

Redação | 15 de Março de 2022 às 14:00

busracavus/iStock -

A lesão muscular e articular é comum no esporte. Dados apontam que uma em dez lesões do sistema musculoesquelético está relacionada à prática de esportes. A maioria delas consiste em entorses ou estiramentos musculares, embora fraturas ósseas e luxações correspondam a 5% a 6%. Essas lesões podem ser definidas como agudas ou por uso excessivo.

Leia também: Entenda sua dor muscular e como os suplementos podem ajudar

O tipo de lesão também varia com a idade. As crianças são relativamente mais propensas a sofrer fraturas e luxações, enquanto os estiramentos musculares e as lesões por uso excessivo são mais comuns em adultos.

Cerca de 40% das lesões relacionadas a esportes ocorrem em pessoas com 10 a 19 anos de idade. Outros 30%, em pessoas na faixa de 20 a 29 anos. Somente 25% das lesões relacionadas a esportes acontecem em pessoas acima dos 30 anos.

Tipos de lesão

Lesões agudas

Ocorrem como resultado de trauma repentino, como fratura causada pelo choque entre jogadores de futebol, ou um músculo estirado repentinamente.

Lesões por uso excessivo

Se desenvolvem aos poucos e ocorrem quando uma área do corpo é lesionada como resultado de pressões regulares durante um período longo. Exemplos: inflamação dos músculos e tendões da perna e bursite.

Como evitar lesão muscular e articular

As lesões nem sempre podem ser prevenidas, mas há uma série de medidas que podem ser tomadas para diminuir o risco de elas ocorrerem.

As atividades físicas colocam o corpo em situações de estresse. Isso é bom: o corpo responde a essas demandas e se torna mais bem condicionado. Exercícios aeróbicos aceleram o trabalho cardíaco e respiratório, melhoram a eficiência com a qual consumimos oxigênio e queimamos energia. Os ossos e os músculos respondem aos exercícios de musculação aumentando a força e a massa. Um grau de esforço físico é, portanto, importante se desejamos obter resultados – o segredo para evitar lesões é manter as pressões num nível suportável.

Não é recomendável reduzir atividades vigorosas por completo. No entanto, ter uma atitude seletiva pode ser útil quando se sabe qual área do corpo é mais vulnerável a sofrer lesões. Se você tem problemas nos joelhos, o risco de modalidades esportivas de alto impacto, como corrida, pode ser maior que os benefícios. Recomenda-se evitar esportes como basquete, que envolve torção de corpo. Há outras formas de se reduzir o estresse:

1. Faça aquecimento antes e depois

Aquecimento antes do exercício prepara o corpo para o esforço, aquecendo os músculos e aumentando a flexibilidade. É importante para auxiliar na prevenção de entorses e estiramento de músculos e ligamentos.

2. Fortaleça o corpo

Músculos fortes e em equilíbrio estabilizarão as articulações. Se estiver com mau condicionamento físico ou fora de forma, é recomendável começar devagar e aumentar a intensidade aos poucos. O treinamento de resistência pode fortalecer articulações específicas, que protegerão a área do corpo em outras atividades.

3. Faça alongamento

A falta de flexibilidade é uma das principais causas de estiramentos, entorses e tendinite. Por isso, é importante alongar-se após os exercícios.

4. Aperfeiçoe as técnicas

A falta de habilidade aumenta o risco de lesão, fazendo com que você erre ao realizar os movimentos.

5. Invista em tênis de boa qualidade

O equipamento mais importante é o calçado. Tênis de boa qualidade são importantes em muitos esportes por oferecerem apoio aos pés e absorverem o impacto. Use tênis confortáveis e de qualidade.

6. Verifique a superfície

Se você é praticante de corrida, correr numa grama macia ou sobre a areia trará menos esforço aos quadris e joelhos do que em estradas asfaltadas. Superfícies irregulares, com raízes de árvores e buracos, podem causar entorses, enquanto as superfícies molhadas são muito escorregadias.

Como evitar treinamento em excesso

Muitas lesões relacionadas a esportes – a maioria por excesso de uso – são resultantes de treinamentos longos ou em demasia. Os músculos precisam de tempo para se recuperar de um exercício, então poucos intervalos ou dias de descanso podem causar problemas. O corpo também precisa de tempo para se adaptar e ganhar resistência: o aumento rápido demais do nível de exercícios é uma causa comum de lesões por excesso de uso, como as que ocorrem no joelho de um corredor.

Treinar ou não demais depende do nível individual de condicionamento físico, então é difícil dar conselhos específicos. Em geral, não faça exercícios rigorosos todos os dias e tente variar o tipo de exercício.

Evitando lesões reincidentes

Uma lesão prévia numa determinada área do corpo aumenta a chance de lesionar a área de novo. Só 50% das lesões relacionadas a esporte são novas. Veja a seguir 3 formas de como reduzir o risco:

  1. Reconhecendo o motivo pelo qual a lesão ocorreu, para não cometer os mesmos erros no futuro. Se a lesão estiver relacionada a treinamento em excesso, por exemplo, faça atividades mais devagar e inclua mais dias de descanso, no futuro.
  2. Esperando se recuperar antes de colocar a área lesionada sob estresse. Muitas pessoas recomeçam os exercícios cedo demais. 
  3. Fortalecendo a área afetada antes de recomeçar os exercícios. Mesmo depois que a lesão sarar, a área será menos flexível e os músculos ao seu redor estarão mais fracos. Talvez seja necessário um programa de reabilitação para ganhar força. Um fisioterapeuta pode lhe fornecer orientações.