A flatulência pode ser um problema muito incômodo; veja como evitar os gases e cuide da sua saúde.
Gabriela Botafogo | 5 de Fevereiro de 2018 às 13:00
Você sabia que todas as pessoas liberam gases de 14 a 23 vezes ao dia? Todos os sseres humanos soltam gases ao longo do dia e a frequência é a mesma para homens e mulheres. Embora, na maioria das vezes, não sejam acompanhados de odores ou dor, os gases podem incomodar e colocar você em alguma situação constrangedora. Mas se você sofre com a flatulência, nós temos algumas dicas de como prevenir os gases de forma simples.
Os gases são produzidos quando as bactérias existentes no cólon fermentam carboidratos não digeríveis contidos nos alimentos ricos em fibras e em suplementos de fibra. Intolerância à lactose ou ao glúten, síndrome do cólon irritável, colite ulcerativa e doença de Crohn também podem provocar gases.
Antibióticos, alguns remédios para diabetes, laxantes, medicamentos para emagrecer, para fazer parar de fumar e a cirurgia bariátrica (para redução de estômago) também podem causar gases. Ingerir alimentos adoçados com alcoóis do açúcar, como sorbitol e manitol, também causa cólicas e excesso de gases.
Às vezes, os gases intestinais são um sinal de intolerância alimentar ou distúrbios digestivos, como:
1. Intolerância à lactose: Se você apresenta gases e dor abdominal depois de ingerir laticínios ou beber leite, talvez careça da lactase, enzima necessária para decompor o açúcar chamado lactose contido nesses alimentos. Um simples teste respiratório consegue diagnosticar esse problema. Soluções: tomar suplementos de lactase, adicionar gotas de lactase ao leite ou ingerir laticínios com pouca lactose.
2. Intolerância ao glúten: Se o seu corpo não digere o glúten, uma proteína encontrada no trigo e em outros grãos, você pode apresentar gases, inchaço, perda de peso, fezes oleosas e extremamente fétidas e outros sintomas. A saída é evitar o glúten, mas consulte antes o médico.
3. Síndrome do cólon irritável: Se você libera gases normalmente mas sente sempre a barriga distendida e apresenta episódios de diarreia e/ou constipação intestinal (prisão de ventre), talvez tenha a síndrome do cólon irritável. Mudanças na alimentação, redução do estresse e medicamentos podem ajudar.
Os gases muitas vezes causam dores abdominais e desconfortos. Sendo assim, se você quer evitar constrangimentos e dores, siga estes conselhos:
Lavar bem o feijão elimina um pouco da rafinose, o açúcar não digerível do feijão. Ao cozinhar o feijão, deixe-o de molho antes. Adicione 1/8 de colher (chá) de bicarbonato de sódio à água para retirar ainda mais a rafinose. Não cozinhe o feijão na água em que ficou de molho.
Os feijões são ótimos para a saúde, mas, muitas vezes, os gases são o efeito adverso. O ser humano não tem uma enzima capaz de decompor a rafinose, portanto as bactérias benéficas do trato intestinal fazem o serviço de “mastigar” esse açúcar.
As bactérias emitem gases, e, pouco depois, você faz o mesmo. Especialistas da Universidade de Michigan afirmam que aumentar gradualmente a quantidade de feijões e de outros produtores de gases na alimentação minimiza esse efeito colateral indesejável.
Outros alimentos contêm açúcares difíceis de digerir que frequentemente se tornam alimento para as bactérias eliminadoras de gases do seu intestino. Cada pessoa reage de uma maneira, portanto não pare de comer uma fruta, uma verdura ou um legume nutritivo antes de saber se é ele que está causando essa reação. Os maiores culpados são os alimentos ricos em frutose, como tâmara, uva, maçã e pera, assim como os que contêm sorbitol, como maçã, pera, pêssego e ameixa.
A maior parte dos gases no seu corpo é de ar que você engoliu e não por causa das bactérias do seu intestino. Quando você está comendo rápido você engole muito mais ar do que se estivesse comendo devagar.
Fuja de refrigerantes, água com gás e principalmente da cerveja! Essas bebidas não só produzem arrotos imediatos, como fazem bolhas irem direto para o seu intestino, causando gases e dores abdominais.
Usar bicarbonato de sódio ou um antiácido que contém essa substância para aliviar a azia e a má digestão pode se transformar, literalmente, em um tiro pela culatra. Os especialistas advertem que, enquanto neutraliza os ácidos do estômago, o bicarbonato produz muito dióxido de carbono, e boa parte dele é eliminada pelo trato intestinal. Apenas ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio pode produzir gás suficiente para fazê-lo passar vergonha.
Leia também: Como melhorar a digestão: conheça as 10 melhores estratégias:
Recorra a outro tipo de antiácido, como os que contêm carbonato de cálcio, que neutraliza o ácido, ou pergunte ao seu médico a respeito da cimetidina ou ranitidina, que reduzem a produção de ácido.
Alimentos que contêm amido, como batata, milho e massas feitas de trigo, produzem gases quando são digeridos no intestino grosso. Mas isso não acontece com o arroz, pois é o único amido completamente absorvido no intestino delgado, tornando-o a melhor opção para quem sofre com a flatulência.
Muitos chicletes, doces, chocolates, biscoitos, bolos e caldas (melaços e xaropes) light ou diet são adoçados com alcoóis do açúcar, como sorbitol e manitol. Quando as bactérias do trato digestivo decompõem esses alcoóis, o resultado pode ser ruídos e emissões embaraçosas.
Pesquisadores indianos descobriram que adicionar alho e gengibre (fresco ou seco) ao feijão durante o cozimento reduz a flatulência.
Suco para desinflamar e regular o intestino
Prisão de ventre nunca mais! Dê adeus à constipação intestinal
Chá para gases: 3 opções caseiras para controlá-los
Aprenda a preparar um remédio para gases caseiro e eficiente
Os benefícios surpreendentes dos probióticos
Síndrome do intestino irritável: saiba o que é e os principais sintomas