Eficaz e confortável, a camisinha feminina é um método contraceptivo ideal.
Mais fina e macia que o preservativo masculino, a camisinha feminina é uma ótima alternativa de proteção durante o sexo. Por impedir o contato do líquido seminal com o canal vaginal e o colo do útero, esse item evita a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a trasmissão do HIV, e também a gravidez. No entanto, ainda que comprovadamente segura, a distribuição, e consequentemente o uso da camisinha feminina, é bem menor que o da masculina. Segundo dados do Ministério da Saúde, 375 milhões de preservativos masculinos são distribuidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), enquanto de preservativos femininos, apenas 10 milhões.
Leia também: Saiba o que é sexo tântrico e como praticá-lo.
Como colocar camisinha feminina: passo a passo completo
Por ser menos utilizada, a camisinha feminina tende a gerar confusão, desde o tamanho curioso para muitos, por ser maior e mais larga que o preservativo masculino, até como ser colocada na vagina. Tendo isso em vista, separamos um tutorial de como colocar camisinha feminina.
1. Cuidado ao abrir o preservativo é a primeira coisa
Assim como nas camisinhas masculinas, a embalagem do preservativo feminino nunca deve ser aberto com os dentes! Essa atitude pode furar o produto, use sempre as mãos.
2. Encontre uma posição confortável e introduza a camisinha
O importante agora é estar confortável! Agachada, em pé, com pé apoiado sobre uma cadeira ou até mesmo deitada, procure a posição mais agradável para você. Segure o anel menor do preservativo com o polegar e o indicador e, consequentemente, deixe a argola externa pendurada para baixo. Com o uso do dedo indicador empurre a camisinha o mais fundo possível que conseguir.
3. O anel externo fica para fora da vagina
O anel externo, no caso a argola maior, deve ficar aproximadamente 3 centímetros para fora da vagina, esse é o ideal para uma relação sexual segura e sem riscos.
4. Guie seu o pênis de seu parceiro até ambos estarem confortáveis
É normal a insegurança em um primeiro momento, portanto, guie o pênis do seu parceiro com a mãe até ambos se sentirem seguros com o uso do preservativo feminino. Com o movimento sexual é comum que a camisinha se movimente, e, caso o anel externo esteja sendo puxado para dentro, segure-o e coloque mais lubrificante, para não correr o risco do preservativo entrar no canal vaginal.
5. Retire a camisinha feminina com bastante cuidado
Torça a argola externa para que o esperma não escorregue e retire com bastante delicadeza, jogando o preservativo no lixo, de preferência. Lembre-se: assim como o preservativo masculino, a camisinha feminina só pode ser utilizada uma vez por relação.
Confira a seguir, um vídeo explicativo de Simone Giroldi, médica, sobre a camisinha feminina:
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!