Se você ainda tem dúvidas, ou apenas curiosidade para saber como colocar seu tampão, confira as nossas dicas simples e práticas!
Durante o período menstrual, diversos tipos de absorventes e coletores podem lhe ajudar na correria do dia a dia, basta descobrir qual é o ideal para você. Para algumas pessoas, o absorvente interno é a melhor escolha e muito prático de colocar, como veremos abaixo. Seja para praticar um esporte, ir à praia, ou apenas estar confortável sem sentir o sangue menstrual descer, o uso do absorvente interno pode facilitar a sua vida.
Leia também: 7 dicas infalíveis para aliviar cólica menstrual
Caso você tenha dificuldade para inserir o seu absorvente interno, ou ainda precisa tirar algumas dúvidas sobre o processo, confira o passo a passo completo!
O que é um absorvente interno
Os absorventes internos - ou "tampões" - servem para coletar o sangue e os fluidos que saem da vagina durante o período menstrual. Eles são inseridos dentro do canal vaginal e, assim como os absorventes externos, costumam ser feitos de rayon e algodão.
Eles podem vir com ou sem um aplicador, o que modifica o modo como você irá inseri-lo. Vejamos a seguir os passos para inserir corretamente o seu absorvente interno.
Como colocar absorvente interno
Apesar de intimidador nas primeiras vezes, o processo de aplicar o absorvente interno é simples e rápido. A prática é fundamental e você deve se atentar mais à posição em que deixará o tampão no canal vaginal, é ela que pode causar desconforto. Quando aplicado corretamente, o absorvente interno passa despercebido!
1. Fique confortável
Sente-se no vaso sanitário com os joelhos afastados. Segure o tampão com o polegar e o dedo médio. Mantenha o dedo indicador apenas encostado na extremidade do tubo mais fino do aplicador, por onde o fio se estende. Se não iver aplicador, mantenha o indicador na extremidade do absorvente interno.
2. Posicione o absorvente
Usando a ponta do tampão ou a sua mão livre, abra as dobras da pele na vagina e insira o tampão com direção às suas costas. Se tiver aplicador, insira o tubo maior inteiro, deixando o tubo mais fino para fora. Preste bem atenção à posição do tampão antes mesmo de inseri-lo. Se colocá-lo inclinado demais o caminho pode ser doloroso.
3. Empurre
Assim que o tubo estiver confortavelmente dentro, segure a alça e empurre com o dedo indicador o tubo menor para empurrar a parte absorvente para dentro da vagina. Empurre-o até o tubo menor ser colocado inteiramente no tubo maior.
Caso esteja usando um tampão sem aplicador, você irá empurrar o tampão com seu dedo indicador bem fundo. Geralmente, se estiver desconfortável, você deve tentar inserir mais a fundo.
4. Retire o aplicador
Usando o polegar e o dedo médio, puxe o cano maior do aplicador, deixando o barbante para fora. Não puxe a corda! O tampão está dentro e está preso ao barbante. Você usará isso para remover o tampão assim que estiver cheio. Descarte o seu aplicador.
Se você inseriu usando apenas os dedos, basta retirar seu dedo indicador do canal vaginal e o absorvente se manterá preso. Cuidado para não puxar a cordinha!
Se você ainda possui algum receio ou medo de usar absorvente interno, veja o vídeo abaixo desmentindo alguns mitos sobre o uso de tampões!
Como remover o absorvente interno
Para retirar o seu tampão, basta puxar a cordinha de barbante devagar e descartá-lo no lixo. Os absorventes internos devem ser trocados a cada 4 ou 6 horas. É importante respeitar o tempo de troca para evitar vazamentos e manchas.
Nunca deixe um tampão por mais de oito horas para evitar a Síndrome do Choque Tóxico (SCT). Ela é uma infecção bacteriana rara, mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas:
- Tontura
- Febre alta
- Baixa pressão
- Dores de cabeça
- Vômito e/ou diarréia
E aí, curtiu as dicas? Então aproveite e confira as dicas para escolher o tipo de absorvente ideal para você!