Saiba mais sobre seu corpo e veja como calcular o período fértil e conheça alguns sinais comuns dessa fase do ciclo menstrual
Marcela Barros | 11 de Agosto de 2020 às 19:00
O período fértil dura cerca de 6 dias e é fase do mês em que a mulher tem mais chance de engravidar, pois a ovulação acontece nesse período. A ovulação é a liberação de um óvulo do ovário para a trompa de Falópio. Se o óvulo não é fecundado, a mulher menstrua; se ele é fertilizado pelo esperma dentro da trompa, ele vai até o útero para se implantar, dando origem à gravidez. Caso você tenha dúvidas de quando acontece a sua ovulação, aprenda a seguir a calcular quando o período fértil acontece.
Leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre pílulas anticoncepcionais
Em um ciclo regular, com cerca de 28 dias de duração, o período menstrual dura de 3 a 8 dias. Para calcular o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar 3 dias antes e 3 dias depois dessa data.
Um exemplo: se você menstruou no dia 1 de março, esse é o começo do seu ciclo e você estará ovulando no dia 14 de março. Agora, acrescente 3 dias antes e 3 dias depois: o seu período fértil acontecerá nos dias 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17 de março.
Para tentar prever o período fértil, é importante anotar a duração do ciclo por alguns meses, para entender como ele funciona. E, mesmo em ciclos muito regulares, o dia que ocorre a ovulação pode variar entre os ciclos.
Se o seu ciclo é irregular, é importante se consultar com um ginecologista para entender quando ocorre a ovulação. Nesses meses de avaliação, serão considerados o ciclo menstrual de maior e de menor duração: dessa forma, se o menor foi de 28 dias e o maior foi de 34 dias, você terá maior probabilidade de engravidar entre o 14º e o 20º dias. Como foi feita a conta? 28-14 = 14 e 34-14 = 20.
Leia também: 7 atitudes que reduzem o risco de infertilidade
Durante esse período, acontecem várias mudanças no corpo da mulher. Confira alguns deles e saiba mais sobre o seu corpo:
1. Secreção vaginal transparente
Nos dias antes da ovulação, o muco cervical, uma secreção produzida pelas glândulas do colo do útero, fica como uma clara de ovo, transparente e elástica.
2. Dores abdominais
Antes, durante ou depois da ovulação podem ocorrer dores no baixo ventre. Geralmente, são dores agudas, mas moderadas, como cólicas.
3. Aumento da libido
No período fértil, o hormônio estrogênio fica elevado, o que aumenta a libido. Algumas mulheres relatam que se sentem mais atraentes durante essa fase e mais disposta para o sexo.
4. Surgimento de espinhas
A pele tende a ficar mais oleosa, favorecendo o aparecimento de espinhas e cravos.
5. Leve aumento da temperatura
Nessa fase, os folículos liberam os óvulos, que são responsáveis pelo aumento do hormônio progesterona. Esse hormônio faz com que a temperatura aumente ligeiramente. Para verificar esse aumento, deve ser medida com um termômetro preciso ao acordar.