Veja como aumentar a testosterona sem causar danos ao corpo. E saiba mais sobre a função desse hormônio no nosso organismo.
Thaís Garcez | 1 de Setembro de 2021 às 18:00
Para alcançar melhores resultados no aumento de músculos, e até no rendimento sexual, muitos homens procuram aumentar a produção de testosterona, o hormônio masculino. Fazer isso por conta própria pode ser perigoso. Portanto, separamos algumas informações para explicar como aumentar a testosterona sem complicações para a saúde.
Leia também: Entenda por que o uso de anabolizantes pode prejudicar sua saúde
Apesar de mais presente nos homens, a testosterona também é produzida, em menor quantidade, pelas mulheres. Porém, a diminuição da produção pode gerar alguns problemas aos dois, como cansaço, fraqueza nos ossos e até depressão.
Procurar ajuda médica é sempre a melhor solução. Por meio do atendimento e da realização de exames, o profissional saberá se suas taxas de testosterona estão normais ou não. Além disso, saberá indicar o melhor tratamento. Para ajudar, trazemos também algumas dicas de métodos naturais para aumentar a produção desse hormônio.
A testosterona é um hormônio masculino, produzido principalmente nos testículos. Essa substância é responsável pelo desenvolvimento de características predominantemente masculinas, como o maior crescimento de músculos e pelos no corpo.
Ela também age na fertilidade masculina, sendo fundamental no processo de produção e amadurecimento dos espermatozoides. Além disso, a testosterona também está relacionada diretamente com o apetite sexual e a maturação dos ossos.
Medir a testosterona, tanto nos homens quanto nas mulheres, não é tarefa fácil. Pois os exames existentes são poucos específicos e os valores podem variar muito; dependendo de uma série de fatores, como a idade da pessoa, sua etnia e seus hábitos.
Os testes existentes medem o nível de testosterona livre e de testosterona total. A testosterona livre, como diz o nome, está presente no organismo e não foi usada para nenhuma função ainda. Ela corresponde de 2% a 3% da testosterona total.
Já a testosterona total é a taxa que se refere à soma das testosteronas livres com aquelas que já estão ligadas à alguma parte do organismo, realizando suas funções. Todas são medidas em nanogramas por decilitro (ng/dL).
Para a testosterona total, os níveis ideais são:
Homens
Mulheres
Enquanto os níveis ideais de testosterona livre são:
Homens
Mulheres
A reposição de testosterona é somente indicada nos casos em que a pessoa apresente sinais de que os níveis do hormônio estão baixos. Dessa forma, o médico indicará os exames necessários para comprovar essa deficiência.
Entre os sinais de que sua testosterona pode estar baixa estão: diminuição do desejo sexual, cansaço frequente, depressão, diminuição da massa muscular, perda de pelos, fragilidade nos ossos, entre outros.
Existem algumas maneiras de você aumentar seu nível de testosterona, a começar pela alimentação. Alimentos ricos em zinco e vitaminas A e D são ideais para ajudar nessa reposição. Aliás, aproveite e confira esta lista de 9 alimentos que aumentam a testosterona.
Além da alimentação, exercitar-se também é uma maneira natural de aumentar sua testosterona. Entre as atividades físicas que você pode realizar, a que mais ajuda a regular sua produção de testosterona é a musculação.
Dormir bem é outra maneira de repor a testosterona. Uma noite de sono com duração de 5 horas ou mais aumenta a produção do hormônio no corpo. Além disso, diminui os níveis de cortisol – um hormônio diretamente relacionado ao estresse -, ajudando a relaxar mais.
Além dos métodos naturais para regular sua testosterona, existem ainda os suplementos, como o Pro Testosterone ou Provacyl, por exemplo. Mas antes de fazer uso desses medicamentos, é imprescindível que você passe por avaliação médica. Tome muito cuidado, pois o uso de suplementos sem a real necessidade pode acarretar problemas sérios no futuro!