Com os Jogos Olímpicos acontecendo agora, os temas saúde e esporte acabam ficando em alta. Talvez você já tenha se perguntado como os atletas conseguem manter a rotina intensa de práticas, afinal, quem tem o hábito de treinar já deve saber que é comum sentir fadiga nos músculos, mesmo para quem não é atleta de alto desempenho! Felizmente, existem alguns cuidados para aliviar o cansaço.
Então, entenda porque a fadiga acontece e veja dicas para aliviar o incômodo.
O que é fadiga muscular?
Fadiga muscular é a dor, fraqueza, ou diminuição do desempenho dos músculos em virtude de uma sobrecarga. Ocorre principalmente após a realização de um esforço físico intenso, e a falta de descanso entre treinos aumenta as chances de sobrecarga do músculo. Além disso, ela pode ser influenciada também por deficiência de minerais, como cálcio, potássio ou magnésio, ou por diabetes, alterações renais e outras doenças.
Assim, a fadiga pode ser evitada aumentando a intensidade dos exercícios progressivamente. Para isso, o auxílio de um profissional é essencial! Também tenha cuidado com a hidratação e alimentação, mantendo uma dieta equilibrada. E claro, uma rotina de sono saudável também contribui para melhor desempenho dos músculos!
Como aliviar a dor?
Caso esteja sentindo desconforto após o treino, você pode tentar seguir alguma dessas dicas:
- Descanse entre os treinos;
- Faça uma compressa morna ou gelada, pois ajuda a relaxar os músculos.
- Aplique pomada ou spray anti-inflamatório;
- Massageie a região dolorida.
É essencial procurar ajuda médica caso a fadiga dure mais de dois dias ou seja acompanhada de outros sintomas.Em alguns casos pode ser recomendado reduzir a carga do treino, o que é mais uma evidência da importância da orientação de um profissional na prática de exercícios.
Dessa forma você aperfeiçoa a execução, evita lesões e garante um corpo mais forte e saudável! Veja também as consequências de ficar um mês sem treinar e fique ligado para mais dicas!
Fontes: Tua Saúde e Globo Esporte.