A dor no pescoço é desagradável, mas incrivelmente fácil de tratar. Veja algumas dicas que podem ajudar a evitar e a aliviar a dor no pescoço.
Douglas Ferreira | 9 de Agosto de 2021 às 14:30
Segundo pesquisas, pelo menos 5 em cada 10 pessoas sentem dor no pescoço pelo menos uma vez ao ano. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a tensão e a má postura não são as únicas causas. Algumas dores no pescoço surgem por causa de anormalidades neurológicas, lesão em chicotada, articulações desgastadas e até mesmo hérnia de disco.
A boa notícia é que a dor no pescoço mais comum, aquela causada por estresse e má postura, geralmente melhora em alguns dias e há alguns tratamentos simples que ajudam no alívio da dor. Mas caso você esteja sentindo muita dor e desconforto há algum tempo, é importante procurar um médico.
Leia também: 5 dores que não se devem ignorar
O primeiro passo é identificar se a sua dor foi causada por uma má postura durante o trabalho ou uma noite mal dormida, por exemplo, ou se é um problema recorrente, sem uma causa que você consiga identificar. Caso você se enquadre no último caso é sempre importante procurar um médico. Isso porque a dor no pescoço pode ser sintoma de algo mais grave.
Sintomas como dormência ou dor descendo pelo ombro, braços ou pernas são sinais para você procurar o seu médico ou ir a uma emergência rapidamente. Isso porque esses sintomas podem indicar que você lesionou a sua medula espinhal.
Você também deve buscar assistência médica se tiver qualquer mudança nos hábitos intestinais ou urinários, o que pode indicar que a dor do pescoço esteja relacionada a um problema neurológico.
A dor no pescoço é desagradável, mas incrivelmente fácil de se tratar. Um estudo internacional realizado durante sete anos sobre a dor nessa região do corpo concluiu que as melhores opções de tratamento podem ser as mais simples, como o exercício físico. Eis aqui as recomendações que podem ajudar a evitar e a aliviar a dor no pescoço.
Um estudo dinamarquês de 10 semanas concluiu que pacientes com dor no pescoço que faziam exercícios específicos para fortalecer os músculos do pescoço e ombros três vezes por semana sentiam dor significativamente menor do que aqueles que faziam apenas exercícios de condicionamento físico.
Afundar-se na cadeira com a cabeça para a frente pode distender os músculos do pescoço. De vez em quando, verifique sua postura e veja se está adequada. Endireite-se, respire fundo, coloque os ombros retos e mantenha a cabeça alinhada com os ombros.
Eleve a tela do computador, de modo que seus olhos sejam direcionados para a parte de cima da tela. Assim, você não terá de inclinar o pescoço para ler a parte de baixo.
Um estudo australiano concluiu que a mobilização ou a manipulação do pescoço supera a fisioterapia ou o tratamento médico tradicional na melhora da mobilidade do pescoço e da dor. Contudo, é sempre bom buscar um profissional qualificado e conversar com o seu médico antes de realizar uma sessão de quiropraxia.
O travesseiro errado, que faz com que sua cabeça se incline para a frente ou para baixo quando você está deitado de lado, pode estirar os músculos do pescoço. Um travesseiro com contorno anatômico, curvado para apoiar a cabeça e o pescoço, permite que você mantenha a cabeça paralela à cama.
Um estudo realizado durante 12 semanas na Universidade de Toronto concluiu que pacientes que usaram travesseiros com contorno anatômico e que fizeram exercícios para o pescoço experimentaram maior alívio da dor do que aqueles que tentaram outros tratamentos. Você pode encontrar travesseiros com contorno anatômico na Internet ou em lojas especializadas.
Observe se a sua bolsa ou mochila não estão pesadas demais. Carregar muito peso pode acabar forçando os músculos do pescoço e dos ombros.
Cremes ou géis contendo mentol ou cânfora aplicados no pescoço podem aliviar a dor temporariamente; a massagem leve também promove bem-estar.
Caso você esteja sentindo muito desconforto e tenha um lugar para relaxar, aproveite. Deite-se por alguns minutos durante o dia, para proporcionar ao pescoço uma pausa na sua função de sustentar a cabeça.
Usar compressas quentes pode ajudar o sangue a circular e, assim, aliviar a dor no pescoço. Caso você não tenha uma bolsa térmica, uma boa dica é usar arroz quente. Primeiramente, coloque um pouco de arroz em uma fronha pequena, amarre a abertura e aqueça no micro-ondas, para fazer uma almofada quente perfeita e que pode se ajustar de forma personalizada ao seu pescoço.
Uma bolsa de gelo envolvida em uma toalha, aplicada sobre o pescoço por 20 minutos várias vezes ao dia, pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação.
Uma ótima forma de aliviar a dor no pescoço é alongar os músculos da região para diminuir a tensão. Abaixe o queixo e, inspirando, lentamente gire a cabeça para a direita e volte à posição original, segurando a respiração brevemente nesta posição; em seguida, gire a cabeça para baixo enquanto expira. Repita, girando a cabeça para a esquerda.