Como ajudar os idosos durante a quarentena?

Mesmo seguindo a orientação de permanecer em casa durante a quarentena, há muitas coisas que você pode fazer pelos idosos. Confira!

Julia Monsores | 9 de Abril de 2020 às 12:00

Prostock-Studio/iStock -

Mesmo seguindo a orientação de permanecer em casa durante a quarentena, há muitas coisas que familiares, amigos e vizinhos podem fazer pelos mais idosos neste período. Por mais simples que sejam, pequenas atitudes fazem toda a diferença para manter nossos pais e outros idosos do nosso convívio seguros

Infelizmente, o que se observa no mundo todo é que o novo coronavírus é particularmente sério para idosos, que possuem o sistema imunológico já mais enfraquecido naturalmente em razão da idade.

De fato, estatísticas apontam que a maioria das vítimas pela Covid-19 tinha mais de 60 anos. E a taxa de mortalidade é ainda mais expressiva para aqueles acima dos 80 e com condições médicas crônicas, como diabetes e hipertensão.

Se seus pais, ou algum conhecido mais idoso, pertencem à categoria dos mais vulneráveis, você provavelmente está se perguntando como pode ajudá-los. Então, confira a seguir algumas atitudes.

4 coisas que você pode fazer pelos mais idosos durante a quarentena:  

1. Mantenha-os ocupados

Se seus pais estiverem se sentindo sozinhos e entediados, lembre-os de coisas que podem fazer para estimular a mente e ocupar o tempo. Incentive-os a ler um livro, a resolver palavras cruzadas, Sudoku, ou outros passatempos que eles gostem.

2.Vá ao mercado para eles

Ir ao mercado deixou de ser uma tarefa simples. Itens de cuidado pessoal ou para casa têm desaparecido das prateleiras e as filas estão cada vez maiores. Por pertencerem ao grupo de risco, a recomendação é que idosos evitem ao máximo espaços públicos, de modo que não venham a ser contaminados.  Por isso, deixe seus pais em casa e considere ir ao mercado por eles. Ou, ajude-os a realizar compras por delivery, que serão entregues em suas portas.

3. Ligue ou faça chamadas de vídeos regulares

Em tempos de isolamento social, recorrer à tecnologia como alternativa de contato é uma boa ideia.  Skype, FaceTime ou telefonemas podem ajudar a manter o contato com seus pais, de modo que você consiga saber como eles tem passado e mantê-los otimistas durante esse período, que pode ser de grande ansiedade, principalmente para os mais idosos. Tente fixar um plano com horários específicos em que você irá ligar, assim eles têm algo pelo que esperar durante o dia.

4. Mantenha-os informados sobre golpes

Algumas pessoas mal-intencionadas estão se aproveitando desse período para aplicar golpes nos desavisados. Por isso, converse com seus pais sobre esses golpes, de modo que eles estejam mais atentos e prontos para se protegerem. Aqui vão algumas dicas:

Mas a dica mais importante: garanta que seus pais estejam levando a pandemia a sério. Seja enfático sobre a importância do distanciamento social para que eles permaneçam saudáveis! 

Por Courtney Jespersen, Rd.com