Piolhos são bastantes contagiosos e indesejados. Conheça soluções caseiras, medicamentos e outros tratamentos para se livrar deles!
Redação | 16 de Fevereiro de 2022 às 14:00
Você sente alguma coisa se movendo sobre a sua cabeça? Uma coceira constante o incomoda? Se você respondeu “sim” para essas perguntas, então, provavelmente, você tem piolhos. Também conhecidos como Pediculus humanus capitis, o piolho vive no couro cabeludo, reproduz-se por meio de ovos — também chamados de “lêndeas” — e se alimenta do seu sangue.
Leia também: Soluções naturais e caseiras para queda de cabelo
Piolhos são bastantes contagiosos e verdadeiramente indesejados. Eles se infestam por contato e sentem-se em casa tanto em cabelo limpo quanto em cabelo não lavado. A seguir, descubra mais sobre piolhos e veja como acabar com eles.
Quando aparece em crianças em idade escolar, eles se espalham rapidamente, deixando pais e professores em estado de alerta. Os piolhos se disseminam com o uso compartilhado de pentes e escovas de cabelo, roupas, lençóis e fronhas.
Por isso, quando uma pessoa da família tem piolhos, umas das primeiras providências é separar pentes e escovas de cabelo. Deve-se tomar cuidado para que os demais não entrem em contato com chapéu, cachecol ou faixas e enfeites de cabelo da pessoa afetada.
Para eliminar os piolhos, o que deve ser feito é combater as lêndeas. Comece escolhendo um xampu apropriado, que seja feito à base de uma substância chamada permethrin, e não de lindano.
O lindano é um composto usado em pesticidas e contém DDT (diclorodifeniltricloretano), e essa substância pode causar problemas no sistema nervoso central (incluindo convulsões) e até mesmo câncer no cérebro.
Uma vez escolhido o xampu, você deve continuar usando-o esporadicamente (mesmo depois que os piolhos desapareçam), como forma de prevenção.
Use um xampu antipiolhos e deixe-o agir por 10 minutos. Depois que você enxaguar o cabelo, lave-o novamente, utilizando dessa vez uma mistura de água e vinagre branco, na proporção de 1:1. O vinagre ajuda a eliminar piolhos e lêndeas mortos. Esfregue vigorosamente, e então enxágue novamente os cabelos em água corrente abundante, para retirar o odor.
Use o xampu novamente após 10 dias. Se você continuar sem obter resultados, misture 1 ⁄2 xícara de vinagre com 1 ⁄2 xícara de azeite de oliva. Cerca de 1 hora antes do banho, aplique a mistura nos cabelos, massageando bastante o couro cabeludo. Coloque uma touca e deixe a mistura agir durante 1 hora. Em seguida, lave seus cabelos com um xampu normal.
Você pode tentar acabar com os piolhos enquanto dorme: aplique maionese nos cabelos e no couro cabeludo. Coloque uma touca e vá para a cama. Na manhã seguinte, os piolhos estarão mortos. Infelizmente, porém, esse procedimento não elimina as lêndeas.
A vaselina também pode ajudar: aplique no couro cabeludo, coloque uma touca e deixe por 1 noite. Pela manhã, use um óleo mineral para remover a vaselina — e os piolhos junto com ela. Repita o procedimento por algumas noites (apenas um aviso: você vai precisar de bastante xampu durante o banho para retirar a vaselina dos cabelos e do couro cabeludo).
Alguns óleos podem matar os piolhos e aliviar a coceira. Combine 20 gotas de óleo de melaleuca (tea-tree), 10 gotas de óleo de alecrim, 15 gotas de óleo de tomilho e 15 gotas de óleo de alfazema, misturados com 4 colheres de sopa de óleo vegetal. Esfregue a mistura nos cabelos secos, cubra com uma touca plástica, envolva com uma toalha e deixe agir por 1 hora. Depois, lave os cabelos normalmente.
Esse é possivelmente a solução mais famosa quando se trata de combate a piolhos. Nas farmácias é possível encontrar um pente-fino, que é usado nos cabelos molhados e com condicionador. A superfície escorregadia torna mais lento o movimento dos piolhos e impede que eles se fixem ao couro cabeludo; assim, o pente consegue retirá-los.
Seis sessões de caça aos insetos em um período de duas semanas devem resolver o problema. Ao contrário do que ocorre nos tratamentos químicos, os piolhos não se tornam resistentes.
Este pente alimentado por bateria tem um pequeno sensor na extremidade de cada dente. Praticamente não se sente nada, mas, ao tocar um piolho na cabeça, o sensor emite uma corrente elétrica que o mata. Os piolhos mortos ficam presos nos dentes do pente e são removidos com facilidade.
Como ele não mata os ovos, é preciso repetir o tratamento a cada dois dias durante duas semanas. O uso do pente eletrônico é difícil em cabelos compridos e, por isso, a eficácia é menor.
Leia também: Como fazer o cabelo crescer rápido e saudável?
Quase todos os medicamentos contra piolhos são vendidos sem prescrição médica. Em geral, uma única aplicação mata todos, levando cerca de 12 horas para resolver o problema. É necessária uma segunda aplicação dez dias depois para matar as lêndeas que eclodiram.
Além disso, as dicas expostas aqui são eficazes para eliminar grande parte dos casos de infestação por piolhos. Contudo, você deve procurar um médico se esses tratamentos falharem, ou ainda se o couro cabeludo ficar inflamado ou apresentar fissuras.
Depois de se livrar dos piolhos, não se esqueça de fazer inspeções de vez em quando para verificar se eles foram realmente eliminados. As pessoas de seu convívio diário devem utilizar um pente fino de metal (à venda em farmácias) para checar se também não estão com lêndeas e piolhos.
As lêndeas vão do amarelo ao branco, têm formato oval e grudam nos cabelos. Os piolhos claros são novos, e os mais escuros têm cerca de 1 semana. Assim que você os encontrar, mate-os.
Além disso, lave na água quente as roupas de uso diário e as roupas de cama da pessoa infectada. Objetos não laváveis devem ser acondicionados em sacos plásticos por 1 semana (ou guardados em sacos plásticos e levados à geladeira por 3 dias).
Depois que uma pessoa infectada usar um casaco, ele deve ser imediatamente colocado no secador de roupas, para matar piolhos e lêndeas que por ventura estejam nele.