A vantagem de manter a glicose estável é que isso pode ajudá-lo a se sentir melhor e manter-se ativo mentalmente. Saiba mais sobre o assunto.
Douglas Ferreira | 18 de Abril de 2020 às 11:00
O humor é intimamente afetado pelos níveis de hormônios no organismo, incluindo os da insulina. Um após outro, esses hormônios afetam os neurotransmissores – mensageiros químicos que agem no cérebro. Os diversos tipos de nutrientes, incluindo carboidratos e proteínas, agem sobre esses transmissores de formas diferentes, causando sonolência ou dando mais disposição. O cérebro, no entanto, pode ser ainda mais sensível a um simples componente: a glicose no sangue.
Ao contrário dos músculos, o cérebro não armazena açúcar. Ele precisa da quantidade certa, sempre que necessário, para funcionar da melhor forma. Por isso é tão sensível até a uma pequena diferença na quantidade de açúcar disponível. Um fornecimento estável de glicose é de longe a melhor opção.
Tanto os níveis baixos de glicose como os elevados podem causar problemas quando se trata do humor e da memória. As pessoas relatam mais sintomas de depressão quando a glicemia está baixa. E a memória também é afetada. Em um estudo, pessoas com diabetes tiveram mais dificuldade em lembrar de acontecimentos e se concentrar – além de ficarem de mau humor – quando a glicose estava baixa. Naquelas com diabetes tipo 2, oscilações na glicemia estão relacionadas não apenas a uma memória fraca, como também, com o passar do tempo, ao declínio cognitivo e à demência.
Já os níveis elevados – muito antes de causarem diabetes – podem causar danos ao cérebro, reduzindo a região que armazena memórias e elevando o risco de doença de Alzheimer. Pesquisadores da Universidade de Nova York descobriram que pessoas com tendência a aumento da glicemia após as refeições apresentavam um hipocampo (parte do cérebro mais associada à memória de longo prazo) menor do que aquelas com níveis de glicose no sangue mais baixos após as refeições.
Pessoas com diabetes que controlam bem a glicemia relatam melhoras de humor, menos depressão e menos fadiga. Estudos revelaram que quanto melhor é o controle do nível de açúcar, maior é a capacidade de relembrar um parágrafo depois de lê-lo e memorizar palavras de uma lista.
Em geral, começar com um bom café-da-manhã é a melhor forma de melhorar o desempenho mental durante o dia. Pesquisas mostram que essa refeição melhora o humor, a agilidade mental, a concentração e a memória. Escolher o café-da-manhã certo, aquele que mantém a glicose no sangue estável até o almoço, é ainda melhor. Veja como controlar a glicemia sem perder o sabor com 6 opções de café da manhã deliciosos.
Continue aprendendo mais sobre saúde e bem-estar no nosso site!