Sandra Annenberg compartilhou nas redes sociais uma refeição bastante exótica. Com os olhos fechados, a apresentadora do "Globo Repórter", exibiu uma formiga saúva mastigada na ponta da língua.
Leia também: PERIGO! 4 alimentos que são cancerígenos e você não sabia.
Na legenda da publicação, a jornalista descreveu a experiência:
"Quem aí já comeu formiga? A cara era de 'Ai meu Deus!'... mas a saúva tem gosto de capim-limão e é crocante. Ruim não é", explicou Sandra.
Porém, apesar do sabor não ser desagradável, a apresentadora ressaltou qual a maior questão no consumo da formiga: "O problema são as patinhas que grudam na língua e na garganta...", acrescentou.
Nos comentários, Eliana, apresentadora do SBT, declarou consumir formigas semanalmente: "Passo por isso toda semana. Pura proteína. Vai com tudo!".
Quais são os benefícios de comer formiga?
O consumo de formigas é bastante comum, principalmente a tanajura, uma formiga da espécie saúva famosa nas regiões Norte e Nordeste do país.
A formiga tanajura como alimento é um prato tradicionalmente indígena e pode ser consumida assada na manteiga ou na farinha de mandioca. Porém, em entrevista à Folha de Pernambuco, Sofia Mota, chef de cozinha, contou que outras combinações já são feitas com a "içá", outro nome dado à tanajura.
"Já participei de um dos eventos da revista Prazeres da Mesa e apresentei uma receita intitulada de cuscuz de mandioca com caviar içá. Dei uma aula apresentando a tanajura nuam releitura bem indígena: um cuscuz de massa de mandioca na folha de bananeira com a tanajura torrada por cima", contou a chef de cozinha.
Além de tradicional, o consumo de formigas carrega benefícios para saúde, principalmente no que diz respeito ao nível proteico. Eraldo Costa Netto, biólogo, também em entrevista ao portal nordestino, afirmou que as formigas da espécie Atta contêm aproximadamente 44% de proteínas, enquanto as carnes de frango e boi possuem 23% e 20% respectivamente. Além disso, esses insetos são ricos em cálcio, ferro, potássio e sódio.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!