Entenda o que o hábito de comer deitado pode ocasionar para o organismo de acordo com opinião médica.
O hábito de comer deitado pode parecer incomum, contudo, algumas pessoas costumam fazer suas refeições na cama, seja por alguma limitação física ou por simples comodidade. Embora isso pareça algo inofensivo, na realidade, os especialistas alertam que o hábito de comer deitado pode ocasionar em riscos para o organismo, em prejuízos para o sistema digestivo e até mesmo para o sono.
O que acontece no corpo quando comemos deitados
Essa posição é desvantajosa para o aparelho digestivo! Segundo publicação do site do médico Renato Luna, isso se dá devido ao fato de que quando você come deitado, há uma pressão maior sobre o estômago e sobre os órgãos do sistema digestivo, logo, essa posição comprime partes do trato digestivo, o que pode dificultar o processo normal de digestão.
Por causa disso, o estômago demora um tempo maior para esvaziar, e isso ocasiona desconfortos, sensação de peso, gases e até mesmo distensão abdominal. Além disso, há risco aumentado de refluxo gastroesofágico, caracterizado pelo retorno do conteúdo ácido do estômago ao esôfago, o que causa azia e até irritações na região.
Outro ponto de atenção é para o hábito de deitar logo após fazer uma refeição, o que pode ocasionar em problemas semelhantes aos de efetivamente comer deitado e gerar refluxo gástrico, ameaçando a saúde do aparelho digestivo e até mesmo a integridade das vias respiratórias.
Como evitar problemas
A fim de evitar desconfortos no aparelho digestivo por conta da posição na qual você faz suas refeições, há medidas simples e eficazes, como simplesmente se sentar para se alimentar e evitar deitar imediatamente após comer.
O ideal é esperar pelo menos uma hora a uma hora e meia após se alimentar para poder se deitar sem prejudicar o processo digestivo. Optar por refeições mais leves e diminuir o teor de gordura e condimentos na comida também pode beneficiar o trato digestivo e a qualidade do sono.
Se você sofre refluxo frequente mesmo sem possuir o hábito de comer deitado, o ideal é procurar um gastroenterologista para avaliação. Mudanças de hábitos podem fazer muita diferença, mas em alguns casos será necessário tratamento médico.