Você é daquele tipo que detesta ser acordado bruscamente? Então comece o dia feliz com essas 6 dicas para melhorar o seu acordar!
Douglas Ferreira | 28 de Outubro de 2020 às 11:00
Você é daquele tipo que detesta ser acordado bruscamente pelo despertador? Bom, você não está sozinho, a maioria das pessoas é assim. Afinal, muitas vezes não podemos decidir por nós mesmos a que horas vamos levantar.
Ter que levantar da cama por obrigação pode acabar com o humor de algumas pessoas antes mesmo dela começar o dia. Por isso, nós separamos algumas dicas de como realizar essa transição, que para muitas pessoas pode ser extremamente dolorosa, entre o dormir e o acordar. São 6 dicas simples que ajudarão você a acordar mais feliz e bem disposto.
Leia também: 10 mitos sobre o sono que você sempre acreditou!
A luz do dia é o melhor sinal que pode ser dado ao relógio biológico. Ela regula de modo natural o ritmo do sono. A luz artificial, porém, pode gerar o mesmo efeito. Com a ajuda de um despertador com fonte luminosa é possível começar o dia de maneira mais suave. Esse tipo de aparelho possui em seu interior uma fonte luminosa ou pode conter várias lâmpadas com um despertador embutido.
As luzes clareiam o quarto cerca de meia hora antes do horário estipulado no despertador, de modo suave e gradativo, simulando o nascer do sol. Assim, esse processo prepara o organismo para a hora de se levantar.
Alguns despertadores desse tipo ainda vem com sons relaxantes, como chuva, ondas quebrando na praia ou canto de pássaros.
Não pule da cama assim que o despertador tocar. Fique deitado durante alguns minutos, mas mantenha os olhos abertos e concentre seu pensamento em algo que considera bonito – pode ser uma imagem, uma atitude, ou um sentimento. Prepare-se com calma para o dia que está começando. Assim, você pode pensar nos desafios que o dia lhe reserva durante o café da manhã.
Muitas pessoas conseguem levantar mais facilmente com música. Ligue o rádio ou coloque um álbum favorito. Além de te ajudar a despertar, a música ainda vai animar o seu espírito.
O despertador pode estar tirando você da cama na hora errada. Experimente programar outros horários, se possível regulando o despertador para mais tarde. Na maioria dos casos, esses testes levam-no a levantar entre 15 minutos e meia hora mais cedo do que o novo horário definido no despertador.
Ajuste os horários de ir para cama e de acordar conforme seu ritmo biológico. Se você é do tipo “cotovia”, não vai obter qualquer benefício indo tarde para cama. Já com as “corujas” é o oposto. Deitar mais cedo pode te deixar angustiado caso você fique rolando na cama e não consiga dormir.
Leia também:
• Melatonina: saiba tudo sobre o hormônio do sono
A maioria das pessoas não gosta de tomar banho frio, mas é fato que o frio desperta. Porém, o banho não precisa ser todo debaixo da ducha gelada. Alguns segundos sob o jato frio, ao final do banho, bastam para acordá-lo.
A ducha fria não é recomendada em casos em casos de doenças ligadas às artérias coronárias (como angina) e de hipertensão. Isso porque a água fria pode ocasionar uma crise de angina, além de elevar a pressão arterial. Por isso, quem sofre de doenças cardiovasculares deve evitar banhos frios.
Uma alternativa à ducha gelada é exercitar-se no quarto deixando a janela aberta. Exercícios como fazer movimentos circulares com os braços ou dobrar os joelhos terão o mesmo efeito para despertá-lo.
Não são apenas os nutricionistas que recomendam fazer a primeira refeição do dia com calma. Os especialistas do sono também aconselham. Se você começa o dia com um café da manhã tranquilo, já proporcionou a si mesmo uma agradável sensação matinal. E pode segui bem-disposto e feliz pelo resto do dia.
“Ler jornal, conversar com a família, saborear um pão quentinho, sentir o aroma do café: aconselho meus pacientes a fazerem do café da manhã um verdadeiro oásis de prazer. Isso tudo dá ao corpo o tempo necessário para aquecer e começar a funcionar, além de provocar sensações positivas, pois estamos fazendo algo de bom para nós mesmos logo pela manhã. Se possível, evite discussões nesse momento.”