Homem seguiu dieta bizarra para emagrecer e acabou colocando a sua saúde em risco.
Um homem de 40 anos foi pego de surpresa ao começar a ter o seu colesterol expelido pelas palmas de suas mãos, pés e pelos seus cotovelos. Isso ocorreu após o indivíduo apostar em uma dieta carnívora a fim de perder peso, contudo, os resultados foram inesperados.
O incidente foi descrito em um estudo divulgado na publicação científica JAMA Cardiology no mês de janeiro. Na publicação, os pesquisadores relatam que os níveis de colesterol do indivíduo excederam 1000 mg/dL (miligrama por decilitro), valor muito acima do considerado ideal, que é inferior à 190 mg/dL.
O homem foi diagnosticado com xantelasma. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a SBD, essa é uma condição em que se acumula gordura e colesterol sob a pele, sendo bastante comum, especialmente em adultos.
O xantelasma é geralmente assintomático, apresentando apenas pequenas manchas amareladas na pele, que podem se expandir se não forem tratadas. O tratamento envolve procedimentos como cirurgia para remoção das lesões, realizada com anestesia local, conforme orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Outras opções incluem o uso de ácidos, laser ou eletrocoagulação, que também podem ser eficazes no controle da condição.
Esse caso reforça que antes de aderir a qualquer regime alimentar é necessário contar com o acompanhamento médico a fim de evitar danos à saúde e ao bem-estar.
A dieta carnívora, o regime que levou o indivíduo a esse quadro de xantelasma, é totalmente baseada no consumo de proteínas. O regime ficou famoso por supostamente beneficiar a perda de peso e o controle dos níveis de açúcar no sangue, contudo, os nutricionistas afirmam que a dieta deve ser feita somente com acompanhamento profissional a fim da obtenção dos benefícios pretendidos.
Em entrevista à CNN, a nutricionista Karoline Schast alertou que seguir esse regime de forma inadequada pode privar o corpo de ter acesso à nutrientes essenciais para o funcionamento do metabolismo.