Pesquisa afirma que colesterol alto pode colocar a saúde dos cabelos em cheque.
O colesterol alto está entre as maiores preocupações de muita gente, afinal, pode acarretar em uma série de males para o organismo. Os níveis elevados de colesterol podem afetar desde a saúde cardiovascular até mesmo à saúde do seu cabelo.
Isso é o que afirma um estudo que relaciona os níveis de colesterol à força, resistência e saúde capilar. Essa conexão existe porque o colesterol desempenha um papel fundamental na síntese de diversos hormônios essenciais para o organismo, incluindo aqueles que contribuem para a nutrição e fortalecimento dos fios capilares.
Na pesquisa, que foi realizada em 2018 pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, foram analisados os efeitos de uma alimentação rica em colesterol em camundongos.
O estudo apontou que esse tipo de dieta pode comprometer a saúde dos cabelos, tornando-os mais frágeis e sem brilho. Os cientistas identificaram que a formação de placas nas artérias prejudicava a circulação sanguínea nos folículos capilares, reduzindo a nutrição dos fios. Esse fenômeno, conhecido como aterosclerose, estava diretamente ligado ao enfraquecimento capilar.
“O couro cabeludo e os folículos capilares dependem de lipídios saudáveis para a manutenção da estrutura do fio”, explicou em entrevista ao Metrópoles, a nutricionista Carla de Castro.
De acordo com Carla, o colesterol desempenha um papel importante na formação da queratina, proteína essencial para a manutenção da saúde dos cabelos e unhas. No entanto, quando seus níveis estão elevados, pode desencadear uma resposta inflamatória no organismo.
O cabelo também pode dar sinais de que o seu corpo pode estar sofrendo com números elevados de colesterol. Segundo a nutricionista Tassia Angelini, também em entrevista ao Metrópoles, sintomas como o afinamento dos fios de cabelo, queda e aparecimento precoce de fios brancos podem ser fortes indicativos de algo errado.
“A pessoa pode desenvolver um cabelo opaco e sem vida. Além disso, a inflamação associada ao colesterol elevado também pode afetar a produção de melanina, pigmento responsável pela coloração dos fios, e isso pode acelerar o aparecimento de cabelos brancos”, complementou Carla de Castro.