A extração do siso causa temor em muita gente. Saiba mais sobre a cirurgia e confira algumas dicas para o pós-operatório.
Redação | 25 de Fevereiro de 2021 às 16:00
Também conhecidos como “dentes do juízo”, os dentes do siso são os últimos molares da arcada dentária permanente a nascer. Eles tendem a surgir entre 17 e 25 anos.
Na maioria dos casos, quando o siso começa a nascer, é preciso realizar a extração do dente, já que raramente há espaço suficiente na boca para que ele cresça em posição normal.
Não, nem sempre a extração do siso é necessária. Há casos em que, apesar de estarem presentes internamente, os dentes do siso não crescem e não alteram a arcada. Outra situação em que a extração não é necessária é quando a arcada ainda tem espaço para comportar o crescimento do dente.
No geral, os motivos para a extração do siso são:
Se você está na fila para extrair o siso, pode ficar tranquilo. O procedimento é bastante simples e, na maioria das vezes, é possível extrair todos de uma única vez.
O tempo médio de uma cirurgia de extração de siso é entre 30 e 60 minutos. Contudo, o tempo pode variar bastante dependendo da situação do paciente. Isso porque algumas pessoas podem ter menos espaço na boca, o que dificulta o manuseio das ferramentas, enquanto outras podem ter o siso mais profundo ou, algumas vezes, o dente pode até estar deitado na gengiva, o que exige mais atenção, cuidado e precisão para tirá-lo.
Não é preciso se preocupar: aplica-se, sim, anestesia na região próxima ao nervo do dente a ser removido. Logicamente, trata-se de uma anestesia local, pois é necessário que o paciente permaneça acordado e com a boca aberta.
Agora que você já sabe mais sobre as circunstâncias e os detalhes do procedimento de extração do siso, vamos para uma parte ainda mais importante: o período pós-operatório. Após a cirurgia é preciso ter alguns cuidados para evitar infecções e desconfortos. Veja algumas dicas preciosas abaixo!
Os primeiros dias do pós-operatório são sempre mais complicados e chatos. É normal que o local fique inchado e dolorido. Nesse caso, o gelo é uma ótima solução.
O recomendado é aplicar uma compressa de gelo na região a cada meia hora no primeiro dia. No segundo dia, a compressa morna pode ser mais adequada – vai depender da sua preferência e necessidade.
Provavelmente o seu dentista vai receitar alguma medicação para você lidar melhor com as dores que podem surgir e para impedir que o local da extração infeccione. Porém, esses remédios devem ser tomados de acordo com a recomendação médica. Se você sentir a necessidade de aumentar a dose do remédio, consulte novamente o seu dentista.
O álcool deve ser evitado durante qualquer recuperação; principalmente se o dentista tiver receitado antibiótico.
As substâncias tóxicas do cigarro podem penetrar na mucosa de sua boca e na ferida, podendo causar infecções e inflamações.
Durante os primeiros três dias após a extração do siso, a alimentação deve ser exclusivamente líquida para evitar resquícios de alimento e qualquer atrito no local da cirurgia. Se for preciso mastigar algo, tente concentrar a comida nos dentes da frente.
Sua higiene bucal deve ser excelente nesse período de recuperação para evitar que restos de alimentos fiquem presos nos pontos e causem infecção. Porém, tome cuidado e escove de maneira suave para não ferir ainda mais o local.
Se tudo correr bem, é importante retornar ao dentista sete dias após a extração para retirar os pontos e conferir se a cicatrização está boa ou se houve alguma complicação. Se algo ocorrer antes desse período, entre em contato com seu dentista para ele avaliar se é necessária uma consulta ou não.