Veja as coisas que quem tem hérnia de disco não pode fazer e saiba como evitar a dor
Carol Peres | 24 de Julho de 2024 às 13:42
Embora seja um problema comum e fácil de ser tratado, a hérnia de disco pode ser um grande obstáculo na rotina de quem tem a lesão na coluna. Por causar muita dor e limitar movimentos, atividades básicas do dia a dia tornam-se desafios. Assim, existem algumas coisas que quem tem hérnia de disco não pode fazer!
Saiba quais comportamentos devem ser evitados e o que é indicado.
É claro que cada pessoa é afetada de uma maneira pela hérnia de disco, no entanto algumas coisas não devem ser feitas para que a condição não se agrave.
Exercícios em que são utilizados cargas muito pesadas são péssimos para quem tem hérnia de disco. Agachamento com barra e levantamento terra, por exemplo, devem ser evitados ao máximo pois aumenta a pressão sobre a lombar, e como consequência, pode forçar ainda mais os discos lesionados, piorando a dor e causando mais danos.
Curvar e flexionar a coluna, como durante a execução de abdominais, para amarrar um calçado ou pegar objetos no chão, são movimentos que não combinam com a pessoa que possui a hérnia de disco. A torção da coluna é extremamente prejudicial, pois também pressiona as vértebras, que comprimem ainda mais os discos.
Ao mesmo tempo em que a prática de exercícios pode agravar os danos, ficar muito tempo na mesma posição é um inimigo do tratamento para lesões nos discos da coluna. Quando ficamos sentados por um período extenso acabamos comprimindo a região da coluna lombar, o que também agrava os sintomas.
Já é senso comum que o hábito de fumar traz vários malefícios à saúde, mas o que muitos não sabem é que ele acelera e agrava o processo da hérnia de disco. O tabagismo é prejudicial para o fluxo de sangue, que transporta nutrientes para a camada de revestimento dos discos. Assim, as alterções na circulação sanguínea facilitam a degeneração dos discos.
Vôlei, futebol ou lutas não são indicados para pacientes que estão tratando hérnia de discos pois são esportes com riscos consideráveis de lesão, o que pode agravar a situação da coluna.
Apesar de depender da gravidade do caso, hérnia de disco e dor lombar foram os principais motivos de afastamento de funcionários no ano de 2023. No entanto, o afastamento das atividade laboriais só é autorizado após avaliação médica que demonstre a incapacidade da pessoa cumprir suas responsabilidades.
É importante destacar que essas são somente orientações, uma vez que somente um profissional pode afirmar com certeza quais atividades são permitidas e quais são proibidas. Além disso, algumas práticas passam a ser liberadas com a evolução do tratamento.
Yoga ou pilates são exercícios físicos conhecidos como bons aliados ao tratamento para hérnia de disco, além da fisioterapia, é claro. Corrida e musculação também podem ajudar a depender do quadro do paciente. De qualquer forma, o ideal é conversar com um fisioterapeuta e/ou profissional de educação física, pois eles saberão quais práticas se aplicam melhor, com qual frequência e peso também.
Não deixe de consultar um médico frequentemente e estar atento aos sinais de seu corpo, pois assim você evita muitos problemas! Confira também sintomas de deficiência de vitamina C e fique ligado para mais dicas de saúde.
Fontes: VivaBem, Dr. Felipe Calmon, G1, Terra e Globo Esporte
8 hábitos que fazem a hérnia de disco piorar
Ioga para os olhos: conheça os exercícios que podem eliminar o uso dos óculos
Aneurisma: veja o que é a doença de Otaviano Costa
Nipah: causas e sintomas do vírus sem cura com potencial pandêmico
Coluna travada? Entenda o problema que levou Wesley Safadão a cancelar show
O que é H1N1? Vírus que levou Silvio Santos a ser internado