Atriz Gal Gadot falou que teve coágulo no cérebro durante a sua gestação e especialistas detalham diagnóstico.
A atriz israelense Gal Gadot, famosa por dar vida à super-heroína ‘Mulher Maravilha’, revelou ter passado por um episódio pra lá de assustador durante a sua gravidez. Gadot foi diagnosticada com um coágulo no cérebro e revelou ter chegado a perder temporariamente a sua visão e audição.
Especialistas destacam que, embora rara, essa complicação pode ter sérias repercussões para a saúde da mãe e do bebê, exigindo monitoramento médico constante. Durante a gestação, o corpo da mulher sofre várias mudanças, como o aumento da coagulação sanguínea, um processo chamado hipercoagulabilidade, que ajuda a prevenir hemorragias no parto, mas também pode aumentar a formação de coágulos.
"A trombose pode ocorrer no cérebro ou em outros órgãos durante a gestação e no puerpério - este último sendo uma fase de risco ainda maior", disse a ginecologista Fernanda Torras em entrevista à revista Glamour.
A médica ainda alerta que certos fatores podem agravar esse risco, como o fumo, excesso de peso, doenças autoimunes, idade materna mais avançada, e um histórico de gestações complicadas, como pré-eclâmpsia e abortos recorrentes.
Diagnosticar coágulos cerebrais em gestantes pode ser difícil, pois os sintomas muitas vezes se confundem com os desconfortos típicos da gravidez. Dores de cabeça recorrentes, por exemplo, são comuns durante esse período, o que pode dificultar a detecção de sinais mais graves.
"O coágulo cerebral, dependendo da localização e extensão, pode gerar sintomas persistentes, como dor de cabeça intensa, visão turva, perda da fala, tontura severa e até convulsões", contou a médica neurologista Vanessa Gil.
A especialista ainda afirma que se uma gestante apresentar qualquer sintoma similar aos listados acima, é imprescindível buscar um médico a fim de evitar complicações mais danosas para a saúde.
Segundo Gil, caso haja a suspeita de uma eventual trombose cerebral, é feita a realização de exames e o uso de medicamentos. "Em algumas situações, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, dependendo da localização e extensão do coágulo", alertou.