Confira detalhes sobre o estudo que detectou metais tóxicos e pesados em chocolates.
A revista científica Consumer Reports publicou um alerta sobre fragmentos de metais tóxicos em chocolates de marcas famosas como a Hershey’s e Lindt. Segundo eles, esses materiais estão relacionados a um amplo leque de problemas de saúde. O alerta foi publicado no fim de 2022 e segue preocupando especialistas.
O estudo se baseou na análise de 28 barras de chocolate amargo, onde encontraram em todas elas um elemento conhecido como cádmio, que está frequentemente presente no solo e se infiltra em grãos de cacau. Além desse material, também foi encontrado chumbo nas barras. Porém, presente na casca externa do grão de cacau, e não na polpa do fruto.
Leia também: Conheça alguns mitos sobre o chocolate
Como o chumbo e o cádmio afetam a nossa saúde?
Problemas pulmonares, cognitivos, câncer e até mesmo morte precoce então entre os alertas que os pesquisadores emitiram no estudo. O chumbo, por exemplo, pode fazer com que as pessoas desenvolvam perda de memória, dores abdominais, oscilações de humor e pressão alta.
Entre as crianças, os impactos podem ser ainda mais notáveis. O estudo aponta a possibilidade de problemas como danos cerebrais e ao sistema nervoso central, levando a dificuldades portamentais e de aprendizado.
Segundo as autoridades de saúde pública, o consumo de apenas 30 gramas por dia já poderia levar a uma exposição em nível prejudicial.
Quais chocolates posso consumir?
Nem tudo está perdido para os amantes de chocolate. Embora todas as barras analisadas no estudo tenham apontado a presença de cádmio e chumbo, algumas tiveram níveis bem mais baixos. Por isso, ainda não se faz tão perigoso o consumo esporádico dos seguintes chocolates:
- Taza Chocolate Orgânico Chocolate Deliciosamente Amargo 70% Cacau
- Ghirardelli Intense Dark Chocolate Twilight Delight 72% Cacau
- Valrhona Abinao Chocolate Amargo 85% Cacau
- Mast Organic Dark Chocolate 80% Cacau
- Ghirardelli Chocolate Amargo Intenso 85% Cacau
Apesar do chocolate amargo possuir muitos benefícios para a saúde, a Consumer Reports indica uma dieta mais equilibrada e um consumo mais controlado.
E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!